Flamengo

SELEÇÃO BRASILEIRA

Conheça o quinto goleiro do Flamengo, convocado por Tite para a Seleção

Hugo Souza é fã do Julio Cesar e busca seguir os passos do ídolo da torcida rubro-negra

postado em 17/08/2018 15:29 / atualizado em 17/08/2018 15:59

Foto: Gilvan de Souza
Na manhã desta sexta-feira (17/8), o técnico Tite divulgou a primeira convocação da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo. Dos jogadores que estiveram na Rússia, 13 apareceram na lista. Entre as novidades, nomes como Lucas Paquetá e Arthur eram esperadas. O nome que mais causou surpresa foi do goleiro Hugo Souza, 19 anos, do Flamengo, e quinta opção para o gol rubro-negro. Por nunca ter atuado no time profissional da Gávea, quase ninguém conhece o atleta.
 
O coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar anunciou, antes da lista de Tite, que um atleta sub-20 seria convocado. Hugo Souza, que já defendeu a seleção sub-20, herda a vaga de Ederson, que com problemas pessoais, pediu dispensa.
  
O objetivo de Tite é lapidar essas jovens promessas já pensando na formação das futuras seleções. “Trabalhamos esses jogadores não para mim, mas para a Seleção Brasileira. Hugo teve avaliação de qualidade do Taffarel e de técnicos das categorias de base. Por isso, foi convocado”, explicou na entrevista coletiva, após anunciar a relação dos atletas que enfrentam Estados Unidos e El Salvador, nos dias 7 e 11 de setembro.
 
O último goleiro do Flamengo a ser convocado por Tite foi Alex Muralha, bastante criticado por boa parte da torcida flamenguista. Julio Cesar, revelado no clube, foi o goleiro titular do Brasil nas Copas de 2010 e 2014. O jovem teve a chance de treinar com o ídolo no começo do ano, quando o arqueiro encerrou a carreira na Gávea. "Ter o Júlio por perto é inexplicável por todas as conquistas dele aqui na Seleção", disse ao Globoesporte.com, em março.

Quem é Hugo Souza? 

Destaque da base do Flamengo, o goleiro de 1,99m surgiu na Copinha deste ano. Por ter uma altura muito acima da média de vários goleiros, o jovem foi preparado com treinos específicos para se aprimorar e não perder velocidade, agilidade e tempo de reação. Ele se destaca pelo bom reflexo, algo que chama atenção pelo tamanho. Como comparação, o goleiro Ederson, que ele substituiu, tem "apenas" 1,88m. 
 
Em março, o jovem foi convocado pela seleção sub-20, e falou sobre as dificuldades com a altura. “Eu já me acostumei com isso. Sempre fui o mais alto, mas ajuda na minha profissão. Isso faz a diferença. Tem que saber usar da melhor maneira possível”, comentou em entrevista ao site oficial da CBF.
 
Durante o Campeonato Carioca deste ano, Hugo Souza esteve com o time principal do Flamengo, em consequência das férias prolongadas do time titular. Na ocasião, ele foi dispensado da Copinha em alguns jogos, com isso acabou perdendo espaço no time titular para Yago Darub, que se destacou na fase final da competição, que marcou o tetracampeão.
 
*Estagiária sob a supervisão de Victor Gammaro - Especial para o Correio