Flamengo

TRAGÉDIA NO NINHO DO URUBU

"Grande perda para o esporte brasileiro, inclusive na imagem", diz secretário de Esporte

O general Marco Aurélio Vieira foi ao Rio de Janeiro para acompanhar de perto o caso e dar apoio aos familiares e sobreviventes

postado em 08/02/2019 18:37 / atualizado em 09/02/2019 09:33

AFP/Carl de Souza
Após o incêndio desta sexta-feira (8/2) em um dos alojamentos do Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo, o secretário especial de Esporte general Marco Aurélio Vieira lamentou o acontecimento. Marco Aurélio foi ao Rio de Janeiro para acompanhar de perto o caso e dar apoio aos familiares das vítimas e aos sobreviventes.

“Nosso sentimento é de consternação, de que nós tivemos uma grande perda. Não só uma perda para o futebol, mas também para o esporte brasileiro, inclusive na imagem”, comentou em entrevista ao Correio Braziliense. O general chegou à capital fluminense no início da tarde desta sexta. “A viagem tem uma finalidade bastante clara, é o apoio às famílias, as vítimas e aos sobreviventes”, afirmou. 


O secretário reforçou que a maior preocupação é com as famílias e com os sobreviventes. “Há uma preocupação por parte do ministro Osmar Terra, da ministra Damares e do presidente da república Jair Bolsonaro”, comentou. 

Vítimas e sobreviventes

O incêndio que atingiu o Centro de Treinamento do Flamengo deixou 10 pessoas mortas e três feridas, uma em estado grave. Todas as vítimas são jogadores da base do clube carioca e dormiam no local, que foi atingido pelo fogo. O secretário especial de esporte visitou o Hospital Vitória, onde os dois sobreviventes em estado estável se encontram. 

Cauan Emanuel e Francisco Dyogo apresentam algumas lesões de via aérea por inalação de fumaça e escoriações pelo corpo e seguem em observação, mas estão em estado estável. “Visitei agora os dois e eles estão lúcidos e conversaram sobre como saíram do alojamento. Eles quebraram a janela e escaparam. Estão bem, apesar de bastante traumatizados”, contou o general Marco Aurélio. 
 
Além do hospital, o secretário de Esporte visitou o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel e o presidente do Flamengo Rodolfo Landim.

Nota de pesar

Mais cedo, uma nota de pesar foi divulgada no site da Secretaria Especial de Esporte. O texto lamentava a tragédia que vitimou os atletas do Flamengo. "Em nome da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, lamentamos profundamente as perdas de jovens que, como tantos no Brasil, sonhavam em se tornar jogadores de futebol", diz a nota. Veja a íntegra:

"O Brasil amanheceu profundamente triste com a notícia de um incêndio ocorrido na madrugada desta sexta-feira (08.02) no CT do Flamengo, no Rio de Janeiro. Uma tragédia que vitimou 10 pessoas, entre elas atletas da categoria de base do Flamengo.
 
Em nome da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, lamentamos profundamente as perdas de jovens que, como tantos no Brasil, sonhavam em se tornar jogadores de futebol.
 
O Ministério da Cidadania se coloca à disposição do clube e das autoridades do Rio de Janeiro para as ações de apoio que se fizerem necessárias.
 
Registramos nosso carinho e solidariedade aos familiares, aos amigos e a toda comunidade esportiva do Brasil neste momento tão difícil."