Futebol Internacional

SELEÇÃO BRASILEIRA

Saiba quantas vezes o Brasil jogou sem Neymar na era Tite

Lesão tira o craque dos amistosos contra Rússia e Alemanha, em março, e do jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid

postado em 26/02/2018 21:49 / atualizado em 26/02/2018 22:21

GEOFFROY VAN DER HASSELT/AFP
A Seleção Brasileira deve disputar os últimos dois amistosos antes do anúncio da lista final para a Copa da Rússia sem Neymar. Tite convoca nesta sexta para os amistosos contra a Rússia no próximo dia 23, em Moscou; e a Alemanha, quatro dias depois, em Berlim, mas soube nesta segunda-feira que dificilmente contará com o camisa 10. Neymar é o vice-artilheiro da Seleção na era Tite. Só Gabriel Jesus tem mais gols do que ele. O camisa 9 contabiliza oito contra sete de Neymar e seis de Paulinho.

Fora da partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, Neymar sofreu uma fissura no quinto metatarso e uma torção no tornozelo direito na goleada por 3 x 0 do PSG sobre o Olympique de Marselha, no último domingo, pelo Campeonato Francês. A tendência é que ele volta ao batente em até 30 dias, como projetou o Correio Braziliense na tarde desta segunda-feira.

A ausência de Neymar nos amistosos contra Rússia e Alemanha pode ser a quinta oportunidade de Tite testar a Seleção sem o xodó antes de enfrentar Suíça, Costa Rica e Sérvia no Mundial da Rússia. Desde que assumiu o cargo, o técnico não contou com o camisa 10 em quatro partidas: venceu três e perdeu apenas uma.

A primeira vez de Tite sem Neymar aconteceu nas Eliminatórias para a Copa. Suspenso, ele desfalcou o Brasil na vitória por 2 x 0 sobre a Venezuela, em Mérida. Sem o maestro do time, a Seleção venceu na casa do adversário com gols de Gabriel Jesus e de Willian — favorito para assumir o lugar de Neymar nos amistosos de março.

Em janeiro do ano passado, Tite não contou com Neymar no amistoso beneficente contra a Colômbia no Estádio Nilton Santos, no Rio. O treinador só convocou jogadores em atividade no Brasil. No meio do ano passado, poupou Neymar nos amistosos contra a Argentina e a Austrália. O Brasil perdeu por 1 x 0 para os hermanos e goleou a Austrália por 4 x 0.

Taticamente, Tite pode manter o sistema tática no 4-1-4-1, com a entrada de Willian na direita, o deslocamento de Philippe Coutinho para a esquerda na função de Neymar alinhado com Paulinho e Renato Augusto. Atrás do quarteto, Casemiro. À frente Gabriel Jesus, referência do ataque de Tite.