Vôlei

SUPERLIGA

Após mudança na regra, Rio e Minas decidem vaga à final no 5º jogo

Competição ampliou o número de partidas dos play-offs para a temporada 2016/17

postado em 13/04/2017 18:21 / atualizado em 13/04/2017 18:25

Rio de Janeiro e Minas fazem o confronto mais disputado dos play-offs desta edição da Superliga feminina. A vaga para enfrentar o Osasco — classificado após passar pelo Praia Clube — na final da competição será decidida nesta sexta-feira (14/4), a partir das 20h, na Arena Jeunesse, no Rio. Até o momento, cada equipe venceu dois jogos dos quatro disputados pelas semifinais. Essa emoção não era vista havia uma década, pois a temporada 2006/07 foi a última com a fase mata-mata decidida em uma série de cinco confrontos.
 
Alexandre Loureiro/Inovafoto/CBV
Desde então, as quartas de final e as semifinais foram disputadas em série melhor de três jogos e a final, em jogo único. A mudança na atual temporada, porém, valeu exclusivamente em relação às semifinais, que aumentaram de melhor de três para melhor de cinco jogos. De um lado, o Osasco mostrou tamanha superioridade que foram necessários apenas os três primeiros duelos para passar pelo Praia Clube e chegar à final.
 
Já na outra chave das semifinais, o Rio de Janeiro, do técnico multicampeão Bernardinho, corre o risco de ver a sequência de 12 finais quebrada pelo Minas, do treinador Paulo Coco, que também trabalha como auxiliar técnico de José Roberto Guimarães na Seleção Brasileira feminina. 

Superliga masculina

A Superliga masculina também teve de esperar 10 anos para que a fase eliminatória da competição fosse estendida. Até a temporada atual, o torneio seguia o mesmo formato da competição feminina: as quartas de final e as semifinais eram disputadas em série melhor de três jogos e a final, em jogo único.
 
Esta edição do campeonato, porém, trouxe mais mudanças entre os homens: tanto as semifinais quanto as quartas de final aumentaram a série de melhor de três para cinco jogos. O que permaneceu para os dois sexos foi a final decidida em jogo único.

Na TV

Superliga masculina - Semifinais (2º jogo) 
Campinas x Cruzeiro
Quinta-feira (13/4), às 22h, no SporTV e na RedeTV 
 
Superliga feminina - Semifinais (5º jogo)
Rio de Janeiro x Minas
Sexta-feira (14/4), às 20h, no SporTV