Mais Esportes

GOLFE

Em Brasília, atletas buscam vaga para os Jogos Olímpicos de 2016

A capital vai sediar, a partir de quinta-feira (14), a primeira etapa do circuito brasileiro, que dá pontos no ranking mundial da modalidade

postado em 11/08/2014 17:54 / atualizado em 11/08/2014 17:59

Lorrane Melo /Correio Braziliense

Zeca Resendes/CBG

A luta por uma vaga nas Olimpíadas de 2016 começa aqui. Em Brasília. A partir de quinta-feira — até sábado —, a capital sedia, no Clube do Golfe, a primeira de cinco etapas do Circuito Brasileiro de Golfe (CBG Pro Tour), que, além de valer pontos para o ranking nacional e distribuir R$ 120 mil em prêmios, é a porta de acesso ao PGA Tour Latinoamérica, o principal circuito do continente. No torneio, é possível obter pontos para o ranking mundial, que definirá os atletas que disputam os Jogos do Rio de Janeiro, quando o golfe retornará ao programa olímpico após 112 anos de ausência.

Mais tecnológico, profissional e globalizado — em 1904 apenas Estados Unidos e Canadá participaram da luta pela medalha —, o golfe, desta vez, reunirá ao menos 30 países, de todos os continentes, nos torneios masculino e feminino: os 60 melhores do ranking mundial (sendo, no máximo, dois por país) se encontram no Campo Olímpico da Barra, previsto para ser entregue no segundo trimestre de 2016 segundo a Empresa Olímpica Municipal (EOM), da prefeitura do Rio de Janeiro.

Enquanto o “gramado” no Rio não fica pronto, o campo brasiliense será o centro das atenções. Em 2013, o local também sediou a etapa inaugural do CBG Pro Tour, que foi vencida pelo argentino Mauricio Molina.

Atual número 1 do Brasil e vice-campeão da Etapa Brasília, Ronaldo Francisco avisa: aos 43 anos, está na melhor forma. “Este ano eu estou me sentindo melhor, mais bem preparado. Serão quatro jogadores no time brasileiro das Olimpíadas e eu sou o quinto, então estou na beirinha. Estou treinando pesado para brigar por essa vaga que, na verdade, só depende de mim”, sonha o paulista que, até o fim do ano, deve participar de nove torneios que valem pontos para o ranking mundial.

Projetado pelo arquiteto Robert Trent Jones, o Clube do Golfe está, segundo Ronaldo, entre os melhores campos do mundo. “O trajeto do campo não é ‘retão’, você tem de saber trabalhar vários tiros diferentes, o que torna um campo técnico que tem de estudar bem e qualquer erro pode descontar pontos”, explica. “Muita gente já sabe como funciona o golfe, está mais popular, mas falta muito ainda”, lamenta, embora acredite em uma boa participação do Brasil nos Jogos.

“Nós estaremos bem na competição. É difícil porque serão os melhores golfistas do mundo. O Brasil não tem tradição no golfe, mas temos excelentes jogadores”, confirma Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe. O Brasil, por ser sede das Olimpíadas, já tem vaga garantida nos torneios masculino e feminino.

Aulas gratuitas
No sábado, o público que for assistir à final da competição poderá ter um contato ainda maior com o esporte: serão oferecidas aulas gratuitas de golfe para todas as idades, mais uma iniciativa para popularizar o esporte. Para participar, basta comparecer ao Brasília Golf Center, área de treinamento do Clube do Golfe, das 9h às 15h, e se inscrever na hora. As aulas serão ministradas no driving range, local onde os golfistas e aprendizes batem bolas para treinar e também aprender o esporte. Não é preciso levar equipamentos nem ter qualquer conhecimento prévio sobre a modalidade, mas é indicado o uso de tênis, calças ou bermudas confortáveis.

Programe-se
CBG Pro Tour 2014 – Etapa Brasília
Local: Clube de Golfe de Brasília
Data: De 14 a 16 de agosto
» Dia 14/08 – Primeiro dia de competição: 7h30 às 16h
» Dia 15/08 – Segundo dia de competição: 7h30 às 16h
» Dia 16/08- Final do torneio: 11h às 16h
*Entrada gratuita