SÉRIE D

Gama deve enfrentar Aparecidense e Caldense na fase de grupos da Série D

Conheça todos os participantes do torneio, que começa em julho

postado em 05/05/2015 07:00 / atualizado em 04/05/2015 21:25

Braitner Moreira /Correio Braziliense

Ed Alves/CB/D.A Press

A preparação do Gama para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, programada para começar em 18 de julho, deverá levar em conta que o campeão candango terá pela frente adversários bem mais complicados do que nos últimos anos.

A CBF deve anunciar a composição dos oito grupos da competição somente na próxima terça-feira. A tendência é que a chave do Gama conte com dois vice-campeões de estaduais importantes: a Aparecidense, de Goiás, e a Caldense, de Minas Gerais.

A quarta vaga deve ser destinada a outro campeão estadual: um entre Operário-MT, Comercial-MS e o vencedor do Espírito Santo - Desportiva Ferroviária e Rio Branco disputam a decisão do Campeonato Capixaba.

O último representante do grupo virá de Goiás. O mais provável é que a vaga seja do Crac, de Catalão, time rebaixado da Série C no ano passado. A outra equipe do estado é o Goianésia, semifinalista do estadual.

Menos desgaste

A CBF adota critérios geográficos para a divisão dos grupos da Série D, como forma de tornar os deslocamentos menos desgastantes em uma competição que conta com integrantes das 27 unidades da federação. Assim, a entidade planeja o calendário das primeiras fases tendo como base a proximidade dos clubes.

O Gama terá mais de dois meses de preparação até o início da Série D. A montagem do elenco começou nesta segunda-feira (4/5), primeiro dia útil após a conquista do título do Campeonato Candango. A prioridade é a renovação do contrato do capitão Baiano, praticamente definida. O técnico Gilson Granzotto também indicou que pretende permanecer.

O mapa da Série D