Brasília é eliminado da Copa Sul-Americana, no Mané Garrincha, após empate sem gols

postado em 01/10/2015 01:32

Maíra Nunes

 AFP PHOTO/EVARISTO SA

O Brasília já havia feito história antes mesmo de estrear na Copa Sul-Americana: foi o primeiro time a representar o DF em uma competição internacional. Porém, antes mesmo de enfrentar um adversário estrangeiro na competição, o colorado foi eliminado, nesta quarta-feira (30/9), pelo Atlético-PR, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Sobrou vontade dentro de campo, mas faltou balançar as redes. O empate sem gols eliminou a equipe candanga, já que perdeu o jogo de ida, por 1 x 0, na Arena da Baixada.

Não foi por falta de incentivo que a vitória não veio. Além da “retribuição financeira” prometida pela diretoria do Brasília em caso de classificação, o grito de “eu acredito” dos 6.579 pagantes fez os jogadores tentarem até o fim. A pressa, porém, não permitiu que o empenho se revertesse em pontaria. Mesmo diante da equipe desclassificada, a torcida aplaudiu os jogadores ao apito final.

O Atlético-PR começou impondo pressão na saída de bola do time brasiliense. O visitante se mostrou superior no primeiro turno, com maior passe de bola. Precisando da vitória, o Brasília voltou do intervalo mais acordado. A situação se inverteu: a pressão passou para o lado dos donos da casa. Mas o tempo já figurava como o principal adversário. Sem sucesso nas investidas, o Brasília se despediu da primeira competição internacional da equipe.

"Queremos a vaga na Série D"

Apesar da eliminação nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira (30/9), o técnico do Brasília ressaltou o feito do clube. “A participação do Brasília foi histórica, a frustração nossa é porque acreditávamos muito que fôssemos passar”, comentou Omar Feitosa, após a partida contra o Atlético-PR.

 

“O Atlético foi melhor no jogo e conseguiu superar nossa estratégia de segurar no início para apostar em um último suspiro no fim da partida”, assumiu, ao tentar explicar a opção por escalar três zagueiros no jogo em que a equipe precisava da vitória por dois gols de diferença para garantir a classificação direta na competição internacional.

 

Com a eliminação do Brasília, os clubes do DF encerram o calendário de competições deste ano. No mesmo dia em que o Colorado, último sobrevivente candango na temporada, se despede, o técnico Omar Feitosa almeja novas competições. O próximo objetivo é a volta para o Campeonato Brasileiro. “Vamos dar continuidade ao trabalho, dar seqüência para o ano que vem. Queremos a vaga na Série D”, anunciou. Para concretizar o objetivo, será necessária a conquista do Candangão 2016.