Com parada na Justiça, Segundona Candanga começa neste sábado

Depois de ameaçar paralisar a competição por meio de liminar, Capital é incluído, mas só faz a estreia em 1º de julho

postado em 23/06/2017 19:54 / atualizado em 23/06/2017 20:54

Depois de três arbitrais e dois mandados de garantia, a Segunda Divisão do Campeonato Candango começa neste sábado (24). O imbróglio envolvendo a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e o Capital ameaçou o adiamento do início da competição. O Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal concedeu liminar que determina a inclusão do clube na disputa da competição e determinou um prazo de 10 dias para que a equipe faça sua primeira partida. 
 
Lucas Pacífico/Editoria de Arte/CB
 
 
A competição teve as duas primeiras sessões do conselho arbitral anuladas por decisão do TJD-DF, em decisão favorável ao Capital — que pleiteava a inclusão no campeonato. A ata da terceira reunião arbitral registrou que o representante do Capital, Ademilton Pavão, desistiu de jogar a competição e que os demais clubes teriam aceitado a retirada do clube da tabela. Ademilton Pavão nega ter dito que não disputaria o campeonato. 
 
“Em hipótese nenhuma, eu falei isso. Tenho testemunhas. Colocaram na ata o que eles bem entenderam. Como eu não quero jogar? Eu entrei com o primeiro mandado de garantia (que anulou as duas reuniões arbitrais) há cerca de três meses”, afirma Ademilton. 
 
Na tarde desta sexta-feira (23), o secretário do TJD-DF chegou a ser impedido de protocolar a liminar concedida pelo presidente do órgão, Henrique Celso Carvalho, que adiava o início da competição até a inclusão do Capital na disputa. O motivo foi um documento baixado pelo presidente da FFDF, Erivaldo Alves, na  terça-feira (20), que suspendia os prazos para a protocolização e publicação de documentos, correspondências, requerimentos e outros atos entre os dias 21 e 28 de junho, exceto o registro de contratos de atletas e atendimento aos clubes que participarão da segunda divisão. 
 
Uma atitude ilegal, na visão de Maurício Veiga, presidente da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). “Se o tribunal decidiu, a federação tem que publicar e cumprir. O que ela pode fazer para reverter a decisão é entrar com recurso. Me parece que a federação está usando isso de subterfúgio para não acatar a decisão”, argumenta.
 
No entanto, no fim da tarde de sexta (23), a federação voltou atrás e incluiu o Capital na tabela da segundona do Candangão. Com o prazo de 10 dias determinado pelo TJD-DF, o Capital entra em campo em de 1º de julho contra o CFZ, às 10h, no estádio Serra do Lago, em Luziânia. Porém, o jogo é válido pela segunda rodada da competição.
 

Veja a tabela da primeira rodada:

 
Sábado (24/06)
Bolamense x CFZ - 15h30 - Estádio Serejão
Ceilandense x Cruzeiro - 15h30 - Abadião
 
Quarta-feira (28/06)
Legião x Planaltina - 15h30 - Estádio Diogão
Samambaia x Botafogo-DF - 15h30 - Estádio Abadião 
 
Quarta-feira (12/07)
Capital x Brazlândia - 15h30 - A definir
 

* Estagiário sob a supervisão de Leonardo Meireles