Candangão

Gama vence Brasiliense e dá passo largo para a final

Em jogo marcado por cenas de violência fora do Serejão, alviverde derrota o Jacaré no segundo tempo, por 2 x 0. e pode perder pelo mesmo placar neste sábado, na volta

postado em 15/04/2015 23:12

Redação /Correio Braziliense

Carlos Moura/CB/D.A Press
 

A torcida do Gama, enfim, encerrou nesta quarta-feira a série de empates no principal clássico candango, que durava cinco partidas: o alviverde venceu o Brasiliense por 2 x 0 no Estádio Serejão em um jogo marcado por violência dentro e fora de campo. Decacampeão local pode perder por até dois gols de diferença na partida de volta, neste sábado no Bezerrão, para garantir vaga na final.

O dérbi começou trinta minutos antes do apito inicial em Taguatinga. No estacionamento do estádio, membros de torcidas organizadas protagonizaram cenas lamentáveis de violência e foi preciso intervenção policial para afastar os baderneiros. Dentro do Serejão, porém, o clime era de paz entre os presentes nas arquibancadas.

No primeiro tempo, faltou futebol e sobraram jogadas ríspidas das equipes. Nem mesmo o badalado capitão do Brasiliense, o zagueiro Alex Silva, que tem a lealdade como uma das principais características, aliviou a situação dos adversários. Enquanto isso, o árbitro Almir Camargo apostava na conversa e esquecia os cartões para acalmar os ânimos.

Na etapa final, porém, os times deixaram a violência de lado. Embora o Brasiliense dominasse as jogadas de ataque, foi o Gama que abriu o placar: o centroavante Rafael Grampola aproveitou cruzamento da direita e cabeceou direto para o fundo do gol defendido por Welder. O técnico alviverde, Gilson Granzotto, esperava a partir daí um rival mais ofensivo e, por isso, substituiu o meia Hériclis para a entrada do volante Daniel Ferreira.

Em vez de recuar, o Gama aproveitou mais uma chance de ataque -- com uma pitada de sorte -- para sacramentar a vitória. Daniel precisou de apenas três minutos em campo para marcar cruzar a bola e contar com o desvio do zagueiro Felipe, que enganou Welder: 2 x 0. Gama e Brasiliense voltam a se enfrentar neste sábado, às 16h no Bezerrão. O vencedor espera pelo adversário que sai do confronto entre Brasília e Luziânia.

Risco de gancho

Logo antes do apito inicial, torcedores do Brasiliense erguiam sinalizadores acesos. O incidente não feriu os presentes nas arquibancadas, mas infringiu a lei nº 12.229 de julho de 2010, que proíbe o porte e a utilização de “fogos de artifício ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos análogos”.

 

FICHA TÉCNICA

Brasiliense x Gama

Serejão

Taguatinga (DF)

Candangão

Semifinais - jogo de ida

Brasiliense 0

Welder; Dedê, Felipe, Alex Silva e Felipe Assis; Ederson, Lusmar e Leandro Chaves; Jeffinho, Luiz Carlos (Kiros) e Alekito

Técnico: Rafael Toledo

Gama 2


Pereira; Dudu Gago, Pedrão, Gustavo e Rafinha; Baiano, Gabriel Galhardo e Lucas; Hériclis (Daniel Ferreira), Rafael Grampola e Thiago Miracema

Técnico: Gilson Granzotto

Árbitro: Almir Camargo (DF)

Cartões amarelos: Felipe (Brasiliense) e Dugu Gago (Gama);

Gols: Rafael Grampola, aos 14, e Daniel Ferreira, aos 41 minutos do segundo tempo

 

Público: 2.431 pagantes

 

Renda: R$ 19.604