SÉRIE D

Brasiliense fica sem trio ofensivo para jogo das quartas de final

Jacaré encara Brasil-RS no jogo de volta no próximo domingo (19)

postado em 15/10/2014 11:35

Redação /Correio Braziliense

Minervino Junior/CB/D.A Press - 26/9/14

O Brasiliense viveu dias de calmaria durante a fase de grupos desta edição da Série D do Campeonato Brasileiro. O Jacaré terminou como líder do Grupo 5 e se manteve invicto por 10 partidas. Além disso, o técnico Marcos Soares tinha todos os jogadores em plena condição física. Mas chegou a fase de mata-mata e a “sorte” do treinador se esgotou. Após o jogo de ida das quartas de final, contra o Brasil-RS, ele ganhou três desfalques da linha de frente: o artilheiro Rodrigo e os principais “garçons”, o atacante Claudecir e o meia Luquinhas. A missão agora é entrosar os substitutos e o único titular do quarteto ofensivo, o meia Zé Roberto, para reverter a derrota por 2 x 1.

A primeira baixa do Brasiliense após a fase de grupos foi o lateral-direito Ângelo. O jogador se contundiu na segunda partida das oitavas de final, contra o Remo, e segue sem previsão volta. Rodrigo, goleador do Jacaré na competição, com seis gols, balançou a rede em Pelotas (RS), mas recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Situação igual à do centroavante Claudecir, responsável por três assistências em 11 partidas da Série D. Luquinhas sente dores na coxa direita e está descartado do confronto mais importante do clube em 2014.

“Temos um grupo forte para suprir os desfalques. Não terão o mesmo ritmo de jogo, mas a qualidade é igual”, minimizou o técnico Marcos Soares. O semblante aflito que tomou conta dele logo após o revés diante do Brasil-RS não apareceu durante o treino de ontem. Em conversa com o grupo minutos antes do treinamento, a palavra “confiança” foi a mais pronunciada pelo treinador.

Para superar o adversário e alcançar o tão sonhado acesso à Série C, Marcos Soares aposta na motivação extra dos reservas. Ele ressalta que os atletas suplentes encaram a partida decisiva como a maior chance de brilhar na temporada. “Muito jogadores na história entram apenas no último jogo de um campeonato, jogam bem e, em seguida, são vendidos”, exemplifica.

Prova de fogo
O duelo deste domingo com o Brasil-RS promete muito calor, não só das arquibancadas. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura média na hora da partida, às 16h, pode chegar aos 32ºC. Para o experiente Baiano, os jogadores do Brasil-RS, acostumados a climas mais amenos, podem sofrer um desgaste mais rápido. Mas ressalta que a vitória independe da vantagem climática. “Se não jogarmos bem, de nada adianta o calor”, alerta.

O volante relembra a pressão sofrida pelos 4.942 torcedores adversários no confronto em Pelotas, mas não espera casa cheia no Estádio Serejão. A média de público do Jacaré nesta edição da Série D é de 520 pagantes. “Tenho certeza de que, se houver 1 mil ou 2 mil torcedores nos apoiando, serão iguais a 50 mil”, aposta.

Julgamento adiado
O Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD-DF) adiou para o dia 23 de outubro o julgamento que envolve o Atlético Ceilandense, previsto para ontem. O clube é acusado pelo presidente do Legião, Emanuel Teixeira, de possuir dois Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica, o que é proibido de acordo com o Código Brasileiro Disciplinar do Futebol. O dirigente também afirma ter provas de que o Ceilandense utilizou jogadores irregulares nos Campeonatos Brasilienses de 2013 e 2014.

As baixas do Jacaré

Ângelo
O lateral-direito se lesionou na segunda partida das oitavas de final da Série D, contra o Remo, no Estádio Serejão, e não tem previsão de volta.

Rodrigo
Artilheiro do Jacaré com seis gols na competição, o meia recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática pela segunda vez na Série D.

Claudecir
Contratado para ser o homem-gol, o centroavante também foi punido com o cartão amarelo e não poderá contribuir com os passes decisivos.

Luquinhas
O jogador deixou o último jogo, contra o Brasil-RS, com dores na coxa direita. Após exames realizados ontem, está descartado da partida de volta.