CAMPEONTAO CANDANGO

Partida dura apenas um minuto na primeira rodada do torneio brasiliense

Competição começa relembrando vexame de 2014, quando jogo inaugural não ocorreu por falta de chuteiras

Cenas inusitadas parecem ter virado tradição na rodada de estreia do Campeonato Brasiliense. Esse ano foi a vez do Paracatu protagonizar o momento mais marcante — e vexatório — do início da competição. Por falta de jogadores do time mineiro em condições de jogo, a partida da equipe contra o Ceilândia durou apenas um minuto. Sem quórum em campo, o árbitro apitou o fim da partida que mal começou e caberá ao Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD-DF) decidir o resultado oficial, provavelmente pelo W.O à favor do Ceilândia.

Claudio Reis/Divulgação

Com apenas dez jogadores do clube registrados no sistema da Confederação Brasileira de Futebol, o BID, o time mineiro entrou em campo com apenas sete atletas, número mínimo permitido. Dos dez, dois foram vetados pelo departamento médico e um terceiro passou mal antes da partida. Assim, quando, já no primeiro minuto de bola rolando, o goleiro Vítor caiu no gramado e pediu para ser “substituído”, a comissão técnica da equipe mineira não viu nenhuma opção no banco e retirou, literalmente, o time de campo.


Os problemas no torneio, porém, começaram ainda mais cedo. Na semana passada, às vésperas da estreia, o Banco Regional de Brasília (BRB) suspendeu patrocínio de quase R$ 1 milhão. Além disso, alguns jogos ocorreram com portões fechados por falta de segurança e estrutura nos estádios.


No ano passado, a primeira rodada do Candangão contou com o episódio “das chuteiras”, que ganhou destaque nacional. À época, os calçados do elenco do Formosa desapareceram e o time perdeu por W.O para o Brasília. Depois, descobriu-se que o motorista do ônibus, onde as chuteiras estavam, as trocou por drogas e o TJD-DF remarcou a partida.

Outros jogos
Insatisfeita com a decisão de o campeonato ter jogos sem a presença do público, a diretoria do Sobradinho contratou uma empresa para filmar a partida, em que perdeu por 1 x 0, para o Formosa, no Augustinho Lima, e transmitiu em um telão para o público que estava for a do estádio. No Bezerrão, onde Luziânia e Gama puderam receber seus adversários com a participação da torcida, o time goiano venceu o Cruzeiro, por 1 x 0. Já o Periquito derrotou o Santa Maria por 2 x 1. Em Taguatinga, no Serejão, ninguém pode ver ao vivo o jogo com o maior número de gols da rodada. Com portões fechados, o Jacaré empatou em 3 x 3 com o Ceilandense.

Resultados da Primeira Rodada do Candangão 2015

Luziânia 1 x 0 Cruzeiro
Brasiliense 3 x 3 Ceilandense
Sobradinho 0 x 1 Formosa
Gama 2 x 1 Santa Maria
Ceilândia 3 x 0 Paracatu