CANDANGÃO 2018

Héverton, pivô de queda da Portuguesa, larga padaria para jogar o Candangão

Novo atleta do Real-DF passou os últimos meses se dedicando ao negócio na Mooca, em São Paulo. "Vou dar caneta no Lúcio", brinca

postado em 08/12/2017 17:38 / atualizado em 08/12/2017 17:45

Paulo César Nascimento/Ascom Real FC
O meio-campista Héverton, 32 anos, pivô da polêmica que resultou no rebaixamento da Portuguesa no Brasileirão de 2013, vai defender o Real-DF no Campeonato Candango de 2018. O jogador nascido em Samambaia não entra em campo desde abril de 2016, quando deixou o XV de Piracicaba-SP. Antes de acertar com a equipe candanga, Héverton levava vida de empresário administrando uma padaria no bairro da Mooca, na Zona Leste de São Paulo.

O negócio seguirá funcionando durante a estadia dele em Brasília. “Continuamos com meu sócio lá. Aí, dá para passar um tempo aqui para jogar”, afirma Héverton, que assinou contrato até o fim do Candangão de 2018. O atleta, que já havia anunciado a aposentadoria, diz que foi convencido a voltar a jogar. “Na verdade, eu não queria voltar ao futebol. Mas o projeto é bom e eu sou muito novo. O Zé Roberto (ex-Palmeiras) jogou até os 43”, aponta. O acordo foi anunciado nesta sexta-feira (8/12).

Esta é a segunda passagem de Héverton pelo futebol profissional do Distrito Federal. Em 2015, ele defendeu o Brasília, que hoje está na segunda divisão local. O presidente do Real é o advogado Luis Felipe Belmonte, que comandava o Brasília na passagem de Héverton pela equipe colorada.   

O jogador é mais um nome conhecido anunciado por times brasilienses para a disputa do Candangão. Nesta quinta-feira (7/12), o Gama anunciou a contratação do zagueiro pentacampeão mundial Lúcio – o alviverde conta também com Lucas, filho de Marcelinho Carioca. Já o Brasiliense se reforçou com o lateral-direito Cicinho, ex-Real Madrid – o Jacaré ainda tem no elenco o volante Souza, ex-São Paulo, e o atacante Reinaldo, ex-Flamengo. 

A presença desses jogadores, porém, não intimida Héverton. “Pode colocar aí que eu vou dar chapéu no Souza, caneta no Cicinho e no Lúcio também. Vou fazer a festa”, brinca. O jogador é o sexto reforço do clube para o Candangão 2018. Este ano, o Real terminou em sétimo lugar e acabou eliminado pelo Gama nos pênaltis, nas quartas de final. A volta de Héverton aos gramados deve ser no Estádio Mané Garrincha, durante a estreia do Candangão 2018, contra o Brasiliense, em 20 de janeiro.

Entenda a polêmica

Héverton jogou irregularmente a partida entre Grêmio e Portuguesa, válida pela última rodada do Brasileirão de 2013. O jogador estava suspenso, mas entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo. A escalação dele custou quatro pontos ao time paulista, que terminou o campeonato em 17º lugar, rebaixado a Série B – o que salvou o Fluminense da queda. 

O meia não voltou à Portuguesa depois disso, mas acompanha a equipe. “Fico triste pela situação do clube nas últimas temporadas. Mas acredito que vai voltar, é um clube muito tradicional”, diz. A Portuguesa disputará a Série A2 do Paulistão em 2018, mas não conseguiu garantir vaga nem na Série D do Brasileirão do próximo ano.
 
*Estagiário sob supervisão de Braitner Moreira 

Tags: héverton portuguesa real