COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

Juventude até na prancheta: times do DF na Copinha são comandados por técnicos jovens

Maior torneio de categorias de base do Brasil começa hoje. Real e Cruzeiro representam Brasília no torneio

Ascom Real F. C./Divulgação
Nem só de revelações de jogadores vive a principal competição de categorias de base do Brasil. A Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa nesta terça-feira (2/01), é famosa por revelar jogadores para os maiores clubes do país — nomes como Falcão, Raí, Djalminha, Denner e Gabriel Jesus se destacaram pela primeira vez nos campos do interior do estado. No entanto, no caso dos times do Distrito Federal, os técnicos das equipes inscritas também chamam atenção. Os dois times que representarão a capital no torneio, Cruzeiro e Real, têm comandantes com histórias de destaque. Um deles começou a carreira longe do país e o outro é um dos técnicos mais novos do certame.

Aos 40 anos, Jean Rodrigues, treinador do time júnior do Real, encara uma nova experiência logo no início de 2018. Assim como o clube, Jean fará a sua estreia na Copinha como técnico. A carreira com a prancheta começou além do Oceano Atlântico — há cinco anos, ele deu os primeiros passos como técnico na Polônia. O país foi o mesmo onde Jean atuou como jogador. Jean Paulista, como ficou conhecido, jogou no Wisla Kraków. “Quando me aposentei, aos 35 anos, tive um convite para treinar o LZS Piotrówka, clube da terceira divisão na Polônia”, lembra.

Jean treinou o time por seis meses, mas teve de deixar o cargo porque não conseguiu concluir o curso para ser técnico devido a restrições da federação de futebol do país. “Eu não tinha licença para ser treinador e só poderia ficar no país com outro visto de trabalho, já que havia me aposentado como jogador”, explica. Com isso, voltou ao Brasil, fez o curso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e começou a atuar como auxiliar técnico.

O início como treinador da equipe júnior do Real é recente. Em novembro de 2017, ele assumiu a equipe no lugar de Evilásio de Almeida, que passou a ser técnico o time profissional. “Tanto para eles quanto para mim, é uma grande oportunidade. Queremos que o clube passe da primeira fase”, diz. O Real enfrentará, na fase de grupos, os times de Taboão da Serra-SP, Joinville-SC e São Paulo Crystal-PB.

Para Jean, a vaga na segunda fase da competição é acessível. “Não dá pra dizer que é um grupo fácil, mas acredito que é possível buscar uma das vagas”, acredita. Os dois primeiros colocados de cada grupo conseguem a classificação.

Cruzeiro-DF está de volta após quatro anos

O outro clube que representa Brasília na Copa São Paulo é o Cruzeiro-DF, de volta ao torneio depois de quatro anos. Nas duas vezes em que participou da competição, a equipe jamais passou da fase de grupos. Deixar para trás o jejum é um dos desafios do técnico Pedro Granato. Com 24 anos, ele assumiu o time júnior em abril de 2017 e, apesar da idade, diz que está preparado para avançar para o mata-mata.
 
A bem da verdade, o currículo de Granato não combina com a idade: o jovem comandante tem experiência à beira do campo. Aos 21 anos, foi técnico do time profissional do Clube de Regatas do Guará, pouco depois de pendurar as chuteiras como jogador. “Eu me desanimei com o futebol por causa do extracampo”, explica. O último time dele foi o Cruzeiro-DF, time no qual hoje trabalha.

A Copinha é velha conhecida do treinador. Como jogador, Pedro teve duas passagens pela competição, uma pelo Gama e outra pelo Marília-SP. “A competição é uma das maiores do mundo da categoria. Ela abrange tanto times de pouca expressão como grandes clubes”, elogia. Para ele, o torneio contribui para a transição de jogadores sub-20 para as equipes profissionais. “Tem uma visibilidade muito boa para os meninos, já que é a maior vitrine do futebol brasileiro”, analisa.

Na fase de grupos, o Cruzeiro-DF foi sorteado numa chave complicada, junto de São Paulo, Botafogo-SP e Sergipe. Por ter ficado ao lado de equipes renomadas, Granato acredita que os jogadores terão grande visibilidade durante a competição e, por isso, opta pelo discurso otimista. “A maioria dos times grandes assistirá aos nossos jogos. E, se conseguirmos passar pelos nossos obstáculos, vamos chegar à segunda fase muito mais fortes”, avalia.

A maior Copinha

Neste ano, em sua 49ª edição, a Copa São Paulo de Futebol Júnior contará com 128 clubes, maior número de participantes da história. As equipes — que representam todas as unidades da federação — estão divididas em 32 grupos. A final está marcada para 25 de janeiro. O atual campeão do torneio é o Corinthians, sorteado para o Grupo 17, junto de Corumbaense-MS, Ferroviária-SP e Pinheiro-MA. O Flamengo também ficou em uma chave acessível, a 21, com Aimoré-RS, Ji-Paraná-RO e Oeste-SP. Entre os clubes mais tradicionais do país, o Grêmio teve o sorteio menos favorável. No Grupo 30, o tricolor gaúcho pegará Bragantino, União Mogi-SP e Trindade.

As chaves

Grupo 10 (em Ribeirão Preto)
Botafogo-SP
São Paulo
Cruzeiro-DF
Sergipe

A estreia do Cruzeiro-DF
Quarta-feira (3/01), às 19h15, contra o São Paulo

Grupo 24 (em Taboão da Serra)
Taboão da Serra
Joinville-SC
Real-DF
São Paulo Crystal-PB

A estreia do Real-DF
Quinta-feira (4/01) , às 16h, contra o Joinville
 

Tags: Pedro Granato Jean Paulista Copa São Paulo de Futebol Junior cruzeiro real brasília copinha