SÉRIE D DO BRASILEIRO

Os desafios de Brasiliense e Ceilândia

Com desempenhos distintos, clubes do DF iniciam returno neste sábado. Jacaré mira os três pontos para encaminhar vaga, e Gato Preto busca a vitória para respirar

postado em 12/05/2018 08:00 / atualizado em 11/05/2018 23:24

Ceilândia/Divulgação
As três primeiras partidas da Série D do Campeonato Brasileiro colocaram Brasiliense e Ceilândia em situações opostas na busca pela classificação para a segunda fase do torneio nacional. Jogando dois duelos em casa no primeiro turno, o Jacaré alcançou seis pontos e é vice-líder Grupo A10. Na chave A11, o Gato Preto entrou em campo duas vezes como visitante e está na lanterna, com um ponto.

Distintos na tabela, os representantes do DF iniciam o returno com o mesmo objetivo, mas para fins diferentes: a equipe amarela quer pontuar para encaminhar a classificação, enquanto o alvinegro busca o triunfo para seguir com chances.

Após estrear com uma vitória fora de casa diante do Dom Bosco-MT, o Brasiliense perdeu na sequência para o Iporá-GO, no Mané Garrincha. Depois, superou o Corumbaense-MS no mesmo local. Com tabela espelhada, será a vez de o Jacaré enfrentar o time sul-mato-grossense fora de seus domínios. Se vencer, dará um grande passo rumo à classificação. Já um tropeço pode embolar de vez o grupo.

O zagueiro Preto Costa espera um duro confronto no primeiro duelo do Jacaré no returno. “É um jogo difícil, sabemos que o Corumbaense tem um time de jogadores novos e rápidos, impondo uma movimentação grande. A viagem foi cansativa, mas chegamos bem e estamos preparados. Estão todos na expectativa de chegar aos nove pontos”, adianta o defensor.

Preto Costa prega cautela, reforçando os perigos do torneio. “Podemos nos classificar com tranquilidade, mas, por ser uma competição curta, com apenas seis jogos, se você der bobeira ficará para trás”, emenda.

O Ceilândia também tropeçou num dos jogos considerados primordiais para a classificação ao empatar sem gols com o Sinop-MT, no Abadião. Em seguida, amargou duas derrotas fora de casa, frente à Aparecidense-GO e ao Novo-MS. O time sul-mato-grossense, inclusive, será o primeiro adversário de uma sequência de dois duelos em casa do alvinegro. A seis pontos do líder da chave e a cinco da segunda posição, somente a vitória interessa ao Galo Preto. Uma derrota dentro de casa pode significar o adeus precoce ao torneio.

O atacante Rafael Amoroso avalia o desempenho da equipe como “abaixo do esperado”, mas ressalta as boas apresentações no ano como trunfo para a classificação. “Dentro do esperado não está, porque ainda não vencemos. Estão faltando os gols”, analisa.

O jogador reforça a qualidade do grupo e diz que o Ceilândia depende apenas de si para garantir a vaga. “Temos total consciência de que podemos mudar isso”, ressalta. Ele comenta a necessidade de o elenco pensar em apenas um adversário por vez. “Hoje (sábado) é uma final para nós diante do Novo-MS. Somente depois do jogo passamos a pensar na Aparecidense-GO”, frisa.

*Estagiário sob a supervisão de Cida Barbosa

 

Os jogos restantes da primeira fase

4ª rodada
12/5
15h30
Ceilândia x Novo (Abadião)
19h Corumbaense x Brasiliense (Arthur Marinho)


5ª rodada
19/5
15h30
Ceilândia x Aparecidense (Abadião)
20/5
15h30
Iporá x Brasiliense (Francisco Ferreira)

6ª rodada
27/5
18h
Sinop-MT x Ceilândia (Municipal de Sinop)
Brasiliense x Dom Bosco-MT (Mané Garrincha)

Classificação

Grupo A10

Clube                      Pontos

1. Iporá-GO           9

2. Brasiliense        6

3. Corumbaense  3

4. Dom Bosco       0

Grupo A11

1. Sinop-MT          7

2. Aparecidense   4

3. Novo                  4

4. Ceilândia           1