FUTEBOL FEMININO

Minas e Vitória decidem título do Brasileirão feminino A2 em Brasília

Time da capital já está garantido na primeira divisão da próxima temporada

postado em 12/07/2018 14:23 / atualizado em 12/07/2018 15:09

Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
Enquanto a Copa do Mundo masculina de futebol era disputada na Rússia, competições femininas não pararam no Brasil. O Campeonato Brasileiro A2, por exemplo, está a um jogo de conhecer as campeãs. E tem time do Distrito Federal na disputa pelo título, hoje, às 15h, no Estádio Abadião, em Ceilândia. Trata-se do Minas Icesp, que enfrenta o Vitória em um jogo que promete muitos gols. Na primeira partida da final, disputada no último domingo, em Salvador, a partida terminou empatada em 2 x 2. Quase duas mil pessoas compareceram ao confronto, que teve entrada gratuita.

A goleira Krishna Albuquerque reconhece que levantar a taça de campeã em casa seria a cereja do bolo para as Minas, apelido dado às jogadoras do time brasiliense. Afinal, os dois finalistas da segunda divisão garantem vaga no Brasileiro A1 do ano que vem. “Já é uma alegria imensa ter entrado para a história de Brasília ao conseguir o acesso. Mas, até por todo o trabalho que foi feito, queremos o título”, explica Krishna, que se dedica para fechar o gol quando está em campo e, ao marketing da equipe, fora das quatro linhas.

O time que será o primeiro representante de Brasília na elite do futebol feminino brasileiro conquistou a vaga com um elenco 100% de atletas da capital federal. “É muito legal conseguirmos montar um time que é original de Brasília, ir longe e destacar os talentos da cidade”, comenta Letícia Có, fisioterapeuta, que é também goleira da equipe de futsal. O Minas é uma equipe toda caseira, inclusive, fora dos gramados.

Quando Letícia Có está agarrando, é o preparador físico quem entra em quadra para prestar os primeiros socorros às atletas. “Procuro não misturar as coisas. Quando estou treinando, procuro não atender. O atendimento mesmo, eu faço na clínica”, explica a goleira. Na campanha do Minas na segunda divisão, ela integrou somente a comissão técnica, diferentemente da goleira titular, Krishna Albuquerque, 23 anos.

Formada em recursos humanos, Krishna compartilha a paixão pelo futebol com o amor pela fotografia desde que entrou no time do Minas em 2012, quando a equipe foi fundada. Antes de assumir a titularidade no gol há dois anos e meio, ela já fazia algumas fotos para o time. Quando terminou a faculdade, a goleira emendou os estudos em um curso de web e design gráfico, patrocinados pelas dirigentes do Minas. O futebol garantiu a ela bolsas de estudos desde o ensino fundamental até a faculdade.

Trajetórias 

Ainda na fase preliminar do Campeonato Brasileiro A2, o time do DF venceu o Canindé por 10 x 0 e garantiu a participação no torneio nacional pela primeira vez. Campeão brasiliense de 2017, o Minas terminou a primeira fase da segunda divisão nacional na vice-liderança do Grupo 14, depois de disputar sete jogos. Pelas semifinais, enfrentou o clube amazonense 3B Sports. Para chegar à final, o Minas venceu em casa por 2 x 1 e empatou o segundo jogo em 1 x 1, na Arena Amazônia, em Manaus.

O Vitória se classificou em segundo lugar do Grupo 15 e precisou passar pelo Internacional para avançar às finais. Conseguiu após um empate e um triunfo.

Programe-se

Campeonato Brasileiro A2 - Final (jogo de volta)
Minas-DF x Vitória-BA
Quando: hoje, às 15h
Onde: Estádio Abadião (Ceilândia)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Tags: futebol feminino serie b minas icesp vitoria brasileirao