CAMPEONATO CANDANGO SÉRIE B

Série B do Candangão começa sem estádios

Segundona do Campeonato Candango 2018 começa neste fim de semana, mas nenhum estádio tem laudo de segurança para sediar as partidas

postado em 07/08/2018 17:14 / atualizado em 07/08/2018 22:52

DA Press
A segundona do DF corre o risco de ser disputada em Goiás por falta de laudos de segurança. A primeira rodada está confirmada para domingo e nenhum dos 15 estádios da capital está autorizado pelos Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Defesa Civil, para receber partidas de futebol. Nem mesmo o Mané Garrincha, estádio de Copa do Mundo, que teve Vasco x Corinthians na semana passada pela Série A do Brasileirão, exibe o laudo para ter jogos da série B de Brasília.

Márcio Coutinho, diretor do departamento técnico da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), abriu o jogo e detalhou a situação dos estádios. “Há hoje, em Brasília, 15 estádios e nenhum deles tem laudo de segurança. O GDF tem que fazer a parte dele, porque os estádios pertencem, na maioria, ás administrações regionais. Está um verdadeiro abandono, os órgãos que fiscalizam dizem o que está faltando para o laudo e o GDF não resolve nada.”, comentou Márcio. 

O dirigente tentou marcar reuniões com o secretário de esporte do DF, Jaime Recena, desde maio, mas não conseguiu e reclamou do descaso do governo. “Já são três meses querendo falar com ele ou com alguém da secretaria e eles virando as costas, fica fugindo. Querendo ou não o futebol dá emprego e tem muita gente que precisa disso. Hoje ele marcou uma reunião, mas 15 minutos depois foi cancelada. Isso é sacanagem.”, explicou Márcio.
 
O sécretario Jaime Recena entrou em contato com o Correio e esclareceu que não foi procurado por Márcio Coutinho. Acrescentou ainda que haverá uma reunião nesta quarta-feira, às 15h, de representantes do governo, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos de segurança com os representantes dos clubes para resolver o impasse. Esclareceu ainda que o GDF fez o possível para ajudar os times na disputa da primeira divisão do Campeonato Candango, inclusive com a realização de sete jogos do torneio local no Mané Garrincha. Lembrou ainda que a arena recebeu partidas da Copa Verde, Copa do Brasil e da Série D neste ano. 

O Campeonato está confirmado para começar neste fim de semana e será disputado no Entorno. Cada clube vai arcar com os custos da logística de atuar em outro Estado. “Esse jogo de empurra não adianta nada, o Campeonato começa dia 11 e os clubes vão ter que gastar com deslocamento, alimentação, hospedagem. Vão ter jogos em Anápolis, Novo Gama. Não é possível que temos um estádio de Copa do Mundo sem um laudo de segurança. Será que o governo que acabou com o desfile das escolas de samba quer acabar também com o futebol do DF?”, indagou Márcio. 
 
O Campeonato Candango da série B, terá dois grupos. O grupo A com  5 equipes. Taguatinga, Brazlândia, Capital, Ceilandense e CFZ de Brasília. E o grupo B com 6 participantes. Botafogo-DF, Brasília, Cruzeiro-DF, Legião, Planaltina e Samambaense. Essas são as 11 equipes que disputam duas vagas na Série A do Candangão 2019. 
 

Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima