FUTEBOL CANDANGO

Saiba a história do estádio que leva o nome de Joaquim Roriz

O Rorizão recebeu apenas 51 jogos oficiais em 24 anos

postado em 28/09/2018 14:27

Jorge Cardoso/CB/D.A Press
Inaugurado em 1994 e batizado com o nome do então governador do Distrito Federal, Joaquim Domingos Roriz, o Rorizão, em Samambaia, é um dos estádios mais ociosos da capital do país no que diz respeito ao futebol profissional. Em 24 anos, a arena com capacidade para 6 mil pessoas recebeu, de acordo com o historiador José Ricardo Caldas, apenas 51 jogos oficiais — média de pouco mais de dois por temporada. Em contrapartida, é útil para o esporte comunitário, como torneios amadores.

Conhecido como o governador das grandes obras, Roriz, que morreu ontem, aos 82 anos, criou  Samambaia em 1989, na primeira das quatros gestões à frente do Executivo local. O político sempre considerou o bairro a “menina dos seus olhos”. Na época, chegou a ir a uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) para apresentar o projeto de assentamento urbano, que foi considerado modelo. A ligação com a cidade foi definitivamente selada com o estádio.

A inauguração do Rorizão aconteceu em 21 de agosto de 1994, com um ano de atraso. A partida de estreia foi entre Samambaia e Taguatinga. Na ocasião, o jogo terminou com a vitória do time da casa por 1 x 0. O último confronto oficial foi disputado em março. Os donos da casa receberam o Santa Maria. A partida era válida pelo Campeonato Candango e terminou empatada por 2 x 2.

O Rorizão foi interditado em 2013, por recomendação da Defesa Civil do Distrito Federal. A responsabilidade pela reforma ficou por conta do Governo do Distrito Federal (GDF). Agnelo Queiroz era o governador da época. O valor investido foi de R$ 399.800,00 para colocar a grama do tipo bermuda, a mesma utilizada nos campeonatos da Confederação Brasileira de Futebol. Os recursos foram liberados por emenda parlamentar. A arena também recebeu reformas elétricas, hidráulicas e pintura das arquibancadas.

No período em que o estádio ficou fechado, o Samambaia mandou jogos no Abadião, em Ceilândia. A reinauguração aconteceu em 30 de julho de 2017, com a partida entre Samambaia e Botafogo-DF, pela segunda divisão do Campeonato Candango. Com a presença de apenas 520 torcedores, o time da casa venceu por 1 x 0, no jogo de ida da semifinal do torneio. Na partida de volta, o placar se repetiu e a equipe conseguiu o acesso para a primeira divisão do Candangão deste ano.

O Correio entrou em contato com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, para saber os valores gastos mensalmente com a manutenção do estádio. A resposta foi que o Rorizão está sob os cuidados da Administração Regional de Samambaia. Até o fechamento desta edição os responsáveis pelo estádio não informaram os números.
 
*Estagiária sob supervisão de Marcos Paulo Lima