CANDANGÃO

Campeonato Brasiliense de 2019 começa em 26 de janeiro

Representantes dos 12 clubes participantes se reuniram na manhã de segunda-feira (5/11) para definir detalhes da competição

postado em 05/11/2018 13:35 / atualizado em 05/11/2018 14:57

Ed Alves/CB/D.A Press
Na manhã desta segunda-feira (5/11), o conselho
arbitral da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) definiu alguns detalhes sobre o Campeonato Brasiliense de 2019. O torneio começará em 26 de janeiro, uma semana depois da data sugerida pela CBF para o início dos estaduais. A final está marcada para 20 de abril, véspera do aniversário de Brasília. 


Os representantes dos 12 clubes participantes estavam presentes em uma galeteria no Lago Sul. O Brasiliense foi a única equipe que votou contra a data de início do certame. “Gostaríamos de seguir o calendário sugerido pela CBF e nos preocupamos com possíveis acúmulos de jogos, visto que ainda teremos Copa do Brasil e a Copa Verde”, explica Luiza Estevão, diretora de futebol do Jacaré. Segundo o presidente da FFDF Daniel Vasconcelos,  a entidade máximo do futebol nacional disponibilizou um calendário de 20 de janeiro a 21 de abril, e deixou a federação livre para fazer ajustes dentro desse período.

 

O modelo de disputa será a mesma da última temporada. O torneio será formado por fase classificatória, quartas de final, semifinal e final. Na primeira fase, as 12 equipes jogarão entre si, sendo que as oito melhores avançampara as etapas mata-mata. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão de 2020. Capital e Taguatinga, campeão e vice da segundona, respectivamente, voltam à elite. Os times com melhores campanhas na fase de grupo têm vantagem do empate no placar agregado, e receberão a segunda partida em casa nas quartas e semifinais.


O estádio Mané Garrincha receberá os dois jogos da final, que ocorrerá em dois sábados: 13 e 20 de abril. Os clubes terão até o fim do mês para apresentar opções de mandos de campo, assunto que é sempre um drama para a FFDF, que raramente consegue a liberação dos estádios antes da bola rolar. “O Real está treinando no estádio da Vila Planalto, e ele será observado para ver se tem condições de receber algum dos jogos”, explica Daniel Vasconcelos. O campeão e o vice do Candangão 2019 estarão garantidos na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D de 2020.


Mais detalhes

 

Logo na estreia, os atuais campeões da elite e da Série B se confrontam: Sobradinho e Capital duelarão em local ainda sem local definido. Gama e Brasiliense, protagonistas do maior clássico da cidade, se encontram na nona rodada. Os valores dos ingressos foram definidos entre R$ 1 e 50.


Os troféus de campeão e vice farão homenagens a duas personalidades importantes para o futebol local. O do primeiro colocado receberá o nome de Emanoel Teixeira, ex-presidente do Legião, falecido em setembro de 2018. Já o do vice-campeão, levará para casa a taça Paulo Roberto "Bolinha", radialista falecido em novembro de 2018.


Primeira rodada:

 

Sobradinho x Capital

Formosa x Taguatinga

Gama x Bolamense

Luziânia x Paracatu

Brasiliense x Santa Maria

Ceilândia x Real

 

*estagiária sob a supervisão de Victor Gammaro - Especial para o Correio 


Tags: campeonato brasiliense candangao 2019 brasiliense gama candangão brasilia