FUTEBOL CANDANGO

Veja os jogadores do DF que se destacaram em 2018 no Brasil e no exterior

A lista conta com artilheiro da Série B, goleador do Bahia e zagueiro experiente no topo do campeonato francês

postado em 30/12/2018 20:30 / atualizado em 02/01/2019 11:53

Goiás Esporte Clube/Divulgação, AFP/Ian KINGTON e Marcelo Malaquias/EC Bahia
Inúmeros jogadores nascidos no Distrito Federal fizeram história no futebol brasileiro e mundial. Lúcio, Kaká, Dimba, Amoroso, Jairo e Washington, por exemplo, fazem parte desta lista.  Lembrando das histórias de atletas como estes, o Correio elegeu seis brasilienses que se destacaram em 2018. Edigar Junio, do Bahia; Marcos Júnior, do Fluminense; e Lucão, do Goiás; tiveram notoriedade nos gramados do Brasil. Já Felipe Anderson, do West Ham da Inglaterra; Paulinho, do Portimonense de Portugal; e Hilton, do Montpellier da França, representaram bem Brasília no resto do mundo.

O atacante do Goiás, Lucão, de 27 anos, nasceu em Brasília e marcou 21 gols em 45 partidas disputadas no ano. Ele ainda ficou na vice-artilharia da Série B, com 16 gols. Lucão começou jogando na base da equipe Porto Alegre, mas profissionalmente deu largada com a camisa do Shonan Bellmare, do Japão, e nunca jogou em clubes do DF. Já passou por Portugal, quando atuou no Portimonense, e por Moldávia, país da Europa, no clube FC Zimbru. Neste ano, defendeu o Goiás, no qual liderou a lista dos artilheiros e terminou a segundo divisão do Campeonato Brasileiro em quarto lugar, garantindo o acesso à elite do Brasileirão 2019. O jogador segue ainda sem renovação para a temporada do ano que vem.

Edigar Junio, de 28 anos, dividiu a artilharia do Bahia em 2018 com Zé Rafael e Vinícius. Também nascido em Brasília, ele anotou 13 gols em 54 jogos no ano. Terminou o Brasileirão na 11ª posição, garantindo a vaga para a Copa Sul-Americana de 2019 — sorteio realizado pela Conmebol, ficou definido que o tricolor baiano encontrará o Liverpool do Uruguai na primeira fase da competição continental. O atacante, que iniciou a carreira profissional no Athlético-PR, está com contrato renovado com o Bahia até o fim de 2020.

AFP/Mauro Pimentel
O ex-jogador do Fluminense Marcos Júnior, que já está acertado com o Yokohama Marinos, do Japão, tem 25 anos e é natural do Gama. Começou a carreira profissional no tricolor carioca em 2012 e, desde então, passou apenas uma temporada fora do Flu, em 2014, quando estava emprestado ao Vitória. Marco Júnior ajudou na campanha do clube das Laranjeiras em 2018, que terminou em 12º lugar no campeonato nacional e garantiu vaga na Copa Sul-Americana de 2019. Na primeira fase, o Fluminense pegará o Deportes Antofagasta, do Chile.

 

Do ‘quadrado’ para a Europa


Nascido na capital federal, Felipe Anderson, de 25 anos, começou a carreira profissional no Santos, em 2010. Ele ficou no Peixe por quatro anos até ir para a Itália, onde passou mais quatro anos. Depois partiu para a Inglaterra. Durante a primeira metade de 2018, o jogador ainda vestia a camisa da Lazio, quando disputou 19 jogos e marcou seis gols. A outra metade do ano, ele passou no atual clube, o West Ham, em que soma 22 partidas e oito bolas na rede. Até então, são 14 gols no ano. O clube inglês ocupa a 11ª posição da Premier League, com 27 pontos, em 20 jogos. O brasiliense tem contrato com o time até junho de 2022.

Reprodução/Instagram
Meia do Portimonense, Paulinho, de 24 anos, é natural de Ceilândia e começou a carreira no Bahia, em 2012. Em seguida, passou meia temporada no Córdoba, da Espanha, e jogou em outros dois clubes do país. Em 2014/15, transferiu-se para o Beira-Mar, de Portugal, e, desde então, não deixou as terras portuguesas. Em parte de 2018, ele esteve no Porto, time que defendeu em apenas três partidas, e, na outra parte do ano, jogou no Portimonense, clube pelo qual entrou em campo em 11 ocasiões e anotou dois gols. O jogador tem contrato com a equipe também para até junho de 2022. O Portimonense está na nona colocação na Liga Portuguesa, com 20 pontos, em 14 jogos.

AFP/SYLVAIN THOMAS
Por fim, o mais experiente da lista: Hilton, de 41 anos, também nascido na capital do Brasil, que veste a camisa do Montpellier, da França, há oito anos. O zagueiro começou a carreira profissional na Chapecoense, em 1997, pelo qual passou dois anos e meio, transferiu-se para o Paraná e ficou no clube por três anos e meio, quando partiu para a Suíça para vestir a camisa do Servette por mais dois anos e meio. 

Na temporada de 2001/02, Hilton trocou o país do chocolate pelo dos pães e queijos. Na França, passou pelo Bastia, pelo Lens e pelo Olympique de Marseille antes de chegar ao atual clube. Na temporada atual, o Montpellier está em quarto lugar na Ligue 1 Francesa, com 30 pontos. O zagueiro brasiliense tem 33 partidas disputadas no ano e contrato para até junho de 2019.