ARBITRAGEM

Pela primeira vez na história, DF tem mulher no quadro de árbitros da Fifa

A auxiliar Leila Cruz, 30 anos, estreou na carreira em 2014, em partida do Campeonato Candango. Agora, com a chancela da entidade internacional, ela pode atuar até na Copa do Mundo

postado em 02/01/2019 18:33 / atualizado em 02/01/2019 22:04

Keufmann Torquato
A arbitragem brasileira ganhou novos representantes no quadro da Fifa e, pela primeira vez na história, Brasília terá uma representante mulher. A árbitra assistente Leila Naiara Moreira Cruz, 30 anos, é moradora de Luziânia e se formou pela Federação Brasiliense de Futebol em 2013. Ela atuou na final do Candangão de 2015, na decisão entre Brasília e Gama, ano em que foi eleita a melhor árbitra assistente do DF e ingressou no quadro da CBF. Com o escudo da entidade internacional, Leila poderá ser escalada em competições internacionais, como a Copa do Mundo. 

Nos seis anos de formação, ela foi eleita a melhor árbitra assistente de Brasília duas vezes – 2015 e 2017 –, além de não ter nenhuma reprovação nos testes teóricos e físicos da CBF. Em 2013, participou do Torneio Internacional de Futebol Feminino de Brasília, auxiliando na partida entre Chile e Canadá, o jogo mais importante da carreira. “Resumiria a minha trajetória como um caminho árduo, com muitos obstáculos e dificuldades. Para almejar o escudo CBF e, posteriormente, o da Fifa, é preciso mais do que só sonhar, tem de se dedicar e se comprometer com o objetivo traçado. Tive o apoio incondicional da federação e do sindicato dos árbitros, da minha família e de todos os integrantes do quadro local”, comenta Leila Cruz. 

No quadro de arbitragem da Fifa, o DF teve Jorge Paulo, Luciano Almeida e Sandro Meira Ricci, que se aposentou depois da Copa do Mundo da Rússia. Wilton Sampaio era aspirante na Federação Brasiliense, mas foi para Goiás, onde alcançou a chancela da Fifa. Leila coloca a capital federal de volta à lista de árbitros da entidade máxima do futebol. “Ser a primeira mulher a conquistar o escudo da Fifa no DF é algo grandioso e espetacular. Ter essa honra é indescritível, pois passo a ter uma responsabilidade e a ser um exemplo ainda maior para minha federação”, conclui Leila. 

Para o Sindicato dos Árbitros de Futebol do DF, a entrada de Leila Cruz no quadro da Fifa é uma vitória necessária à Federação. “Nós estávamos sem um representante da Fifa e isso é importante, gera credibilidade. Na hora do curso, o aluno vê um árbitro no maior posto e percebe que é possível chegar. Seja feminino ou masculino, colocar o escudo da Fifa não é fácil, são poucas vagas”, explica Raimundo Lopo, presidente do sindicato. 

Carreira
Leila Cruz é a primeira aluna da escola de arbitragem da Federação de Futebol do Distrito Federal a chegar ao quadro da Fifa. Os demais árbitros que representaram o DF não tiveram a formação na escola da capital. 

Estreia pelo Candangão: em 18/01/2014, Brasília x Formosa. 

Estreia pela CBF: em 27/12/2015, Luverdense x Mogi-Mirim
 

*Estagiária sob a supervisão de Fernando d'Amarelo 

Tags: leila cruz, fifa, árbitro, cbf