FUTEBOL CANDANGO

Série D começa amanhã; conheça os adversários de Brasiliense e Sobradinho

Atolado na quarta divisão há seis temporadas, o futebol candango aposta, a partir de amanhã, em Sobradinho e Brasiliense para realizar o sonho de retornar à Série C. Concorrentes do Sudeste dificultam a missão

postado em 03/05/2019 10:45 / atualizado em 03/05/2019 10:52

<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>

 
Começa amanhã a jornada para 68 clubes do país em busca do acesso à Série C. Neste ano, Brasiliense e Sobradinho serão os times do Distrito Federal na competição. Classificados para a Série D por terem chegado à decisão do Candangão 2018, os dois terão a missão de colocar o futebol da capital federal novamente na terceira divisão do país — algo que não acontece desde 2013, quando o Jacaré representou o DF.

Para tirar a cidade da incômoda última divisão nacional, Brasiliense e Sobradinho precisam chegar pelo menos à semifinal. Até lá, no entanto, o caminho é longo: antes de terminarem a Série D entre os quatro melhores colocados, as equipes terão de passar por quatro fases. Na primeira, o Jacaré e o Leão da Serra medirão forças com equipes do Sudeste. Entre os adversários, clubes da elite de Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro, além dos dois últimos campeões do Espírito Santo.

Sorteado para um grupo equilibrado, o Sobradinho terá como primeiro adversário o Vitória-ES, fora de casa. No último sábado, o concorrente chegou ao 10º título capixaba. O alvinegro também vai encarar Portuguesa-RJ e Caldense-MG. “Serão jogos duríssimos, pois estaremos diante de equipes de renome. Por mais que nós tenhamos acompanhado os últimos jogos de cada uma, elas mudaram bastante para a Série D. Portanto, é importante estarmos preparados para guerras”, alerta o treinador do Sobradinho, Victor Santana.

O clube não entra em campo desde 31 de março, quando foi eliminado do Candangão pelo Real. O Sobradinho passou por reformulação visando a disputa do torneio nacional: 17 dos 27 atletas que jogaram o torneio local permaneceram no elenco. Dez chegaram por empréstimo, vindos do Real e do Paracatu.

“Acredito que melhoramos de nível, afinal, pegamos jogadores que disputaram as semifinais do Candangão. Apesar de eliminados, eles bateram de frente com o Gama. O grupo está mais forte. Espero encaixá-los da melhor maneira para estrearmos com o pé direito”, analisou o técnico.

Uma das novidades do Sobradinho para a Série D é o volante Andrei Alba. Ele defendeu o Real. Adaptado , ele deve ser um dos titulares diante do Vitória no jogo de abertura do Leão da Serra, amanhã. “Mesmo em poucas semanas de treinamento, criamos um entrosamento legal. Juntamos o melhor do Real com o melhor do Sobradinho. Temos condições de bater de frente com qualquer adversário”, afirmou.

Outro recém-chegado ao alvinegro é o goleiro Léo Rodrigues. Ele reservou os últimos dias de preparação para analisar o Vitória. “Não teremos nenhuma partida fácil. Independentemente de ser uma Série D, estamos falando do Campeonato Brasileiro. As equipes que chegaram até aqui são capacitadas e vão fazer o máximo para vencer. Temos de entrar atentos em todos os jogos”, frisou.
 

Alto invesimento, pouco resultado

<i>(Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)</i>
 
 
Após bater na trave mais uma vez no Campeonato Candango, o vice-campeão Brasiliense se renovou para disputar a Série D do Brasileirão. Com entradas e saídas, o  Jacaré estreia na quarta divisão do torneio nacional amanhã, contra o Serra-ES, às 15h30, no Serejão. Último representante do DF na terceira divisão, em 2013, o Jacaré também terá pela frente Ituano-SP e URT-MG.

Até agora, o Brasiliense trouxe seis reforços que disputaram o campeonato local. O lateral-esquerdo China (ex-Real), o meia Julen Sandy (ex-Capital), e os volantes David Manteiga (ex-Paracatu) e Ives (ex-Capital) integram a equipe. Além disso, Jobson retorna ao ataque do Jacaré. Ele estava suspenso dos treinos desde janeiro, e havia sido emprestado ao capital. 

Ives, 33 anos, teve passagens pelo Vasco, Bangu, América-RN, Náutico e Paraná. Agora no Brasiliense, o volante afirma já se sentir em casa. “Eu já joguei com Almir e Morais, e tive oportunidade de enfrentar o Reinaldo, Erick Flores e Antônio Carlos”, explicou.

Com o fim do Candangão, o Jacaré não renovou contrato com Wellington Saci, Geovane, Wallace, Cabralzinho, Afonso e Felipe, goleiro que estreou com a camisa do Brasiliense na derrota por 3 a 1 para o Gama, no primeiro jogo da final. Para a vaga de terceiro goleiro, a equipe contratou William Neguet, 29, com passagens pelos mineiros Tupi, Caldense, Vila Nova e Boa Esporte. “É um clube de qualidade, sabe que tem jogadores campeões e história", destacou. 

Fora das quatro linhas, Jean Cláudio não continua como diretor de futebol do time. O Brasiliense procura um substituto. Apesar de ter amargado o vice no Candangão, o Brasiliense está confiante no título. 
 

Adversários dos candangos na primeira fase

 
Para saber o que os dois representantes do DF na Série D terão pela frente, o Correio separou as principais informações dos oponentes das equipes de Brasília. Confira a seguir e opine: até onde Brasiliense e Sobradinho podem chegar na quarta divisão?

Grupo A12: Sobradinho, Vitória (ES), Caldense (MG) e Portuguesa (RJ)
 
<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>
 

Vitória (ES)
Primeiro e último oponente do Sobradinho na primeira fase, o Vitória chega com moral para a disputa da Série D. Após 12 anos na fila, o clube alvianil levantou o troféu de campeão do Espírito Santo pela 10ª vez na história ao derrotar o Real Noroeste nos pênaltis. Em 15 jogos na competição, foram sete vitórias, cinco empates e três derrotas. Como mandante, a equipe não perdeu. Graças ao bom desempenho e ao título, o Vitória emplacou quatro nomes na seleção do campeonato.

Um dos trunfos do Vitória para a competição nacional é a manutenção de boa parte do elenco campeão da Copa Espírito Santo de 2018, conquista que rendeu à equipe capixaba uma vaga na Série D deste ano. Mas o clube também aposta nos novos nomes da temporada para fazer uma boa campanha no torneio. O principal deles é Vitinho. Durante o Campeonato Capixaba, ele marcou três gols e foi eleito um dos melhores atacantes da competição.

As novidades, no entanto, não se restringem às quatro linhas. Para a quarta divisão nacional, o Vitória acertou com o ex-jogador Valdir Bigode —, que defendeu as cores de Vasco, Atlético-MG, Botafogo e Santos —, para comandar o clube. O treinador, que no início do ano estava na Cabofriense (RJ), chegou à equipe capixaba com um pacotão de reforços: trouxe um zagueiro, um lateral-direito e dois atacantes. 

“A gente veio para um desafio. Essa ideia de ir pra Série C foi o que me moveu até aqui. O projeto que me foi apresentado foi para que não só o Vitória, mas o próprio futebol no estado crescesse. Vamos estar juntinhos para o que der e vier, podem ter certeza”, disse Valdir Bigode, durante sua apresentação. Pelo entrosamento do elenco e o momento da equipe, será o adversário mais forte do Sobradinho nesta primeira parte da quarta divisão.

Marque no calendário
4/5 — Vitória x Sobradinho (Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), às 16h)
9/6 — Sobradinho x Vitória (Estádio Augustinho Lima, às 18h)

Caldense (MG)
A Caldense chega para a Série D deste ano com um elenco recheado de jovens depois de firmar um acordo com um grupo de empresários do interior de São Paulo. Dezoito jogadores entre 17 e 23 anos foram emprestados do Grêmio Osasco ao clube mineiro para a disputa da quarta divisão nacional.

A parceria foi feita após a campanha modesta do clube no Campeonato Mineiro. Sexta colocada na primeira fase, com 13 pontos conquistados, a Caldense foi eliminada nas quartas-de-final para o América. Com isso, a equipe passou por uma grande reformulação, a começar pela comissão técnica. 

Comandante do alviverde no torneio, Mauro Fernandes não estabeleceu um novo acordo e deixou a Veterana. Para o seu lugar, a Caldense trouxe Marcus Paulo Grippi, também cedido pelo Grêmio Osasco. Além disso, do elenco de atletas, apenas seis dos que jogaram o estadual renovaram contrato para a Série D.

Para encaixar as novas peças, a Caldense teve pouco mais de um mês de preparação desde que deu adeus ao Campeonato Mineiro. Neste período, jogou três amistosos em São Paulo e não perdeu nenhum. Contra o time sub-23 do Corinthians e o sub-20 do Bragantino, a Veterana ganhou por 1x0 e 3x1, respectivamente. No confronto mais equilibrado, empatou em 0x0 com a Ferroviária, que também está na quarta divisão nacional.

Apesar do retrospecto positivo nos amistosos longe de Minas Gerais, no Campeonato Mineiro a Veterana venceu apenas uma partida fora de casa. A prova de fogo do elenco renovado será na segunda rodada da Série D, quando a equipe de Poços de Caldas vem a Brasília para enfrentar o Gato Preto no Augustinho Lima. Neste ano, o Sobradinho está invicto nos seus domínios: em oito partidas, foram quatro vitórias e quatro empates. Com um elenco mais experiente, o clube alvinegro tem boas chances de tirar pontos da equipe mineira.

Marque no calendário
11/5 — Sobradinho x Caldense (Estádio Augustinho Lima, às 16h)
1/6 — Caldense x Sobradinho (Estádio Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas (MG), às 19h)

Portuguesa (RJ)
A Portuguesa terminou o Campeonato Carioca deste ano com o pior desempenho entre os 12 times da primeira divisão estadual. Em 11 jogos, somou 5 pontos: perdeu oito, empatou dois e ganhou um — aproveitamento de apenas 15,2%. Com isso, terá que disputar a primeira fase do Carioca de 2020 junto aos times que subirem da Série B para garantir sua permanência na elite do estado.

A péssima campanha provocou uma renovação em massa no plantel da Portuguesa. Para comandar o time,
a Lusa trouxe o técnico Edson Souza, que já havia treinado o clube em outras duas oportunidades. Além disso, os cariocas contrataram 15 jogadores, dentre eles o lateral-esquerdo Murilo Rusalen, que já jogou por Brasília, Dom Pedro e Real, e o experiente atacante Rodriguinho, que foi campeão brasileiro pelo Fluminense, em 2010.

Após a participação no campeonato estadual, a Portuguesa fez três amistosos de preparação para a Série D e deu mostras de que as mudanças no elenco surtiram efeito. A Lusa venceu Volta Redonda e Mesquita, ambos por 3x0, e empatou com o Olaria, por 1x1.

Contra o Sobradinho, a equipe carioca fará dois jogos seguidos, pelas 3ª e 4ª rodadas. Mesmo com pouco tempo de trabalho à frente da Portuguesa, o treinador Edson Souza tem boas expectativas para a Série D deste ano. “Conhecemos a competição e sabemos que temos grandes chances de conseguir uma boa campanha”, afirmou, durante a sua apresentação à Lusa.

Não ser derrotado para a equipe Carioca será fundamental para o Sobradinho passar de fase na Série D. Analisando os demais times do grupo, este será o confronto mais equilibrado e, para não perder pontos preciosos na busca pela segunda fase da competição, o Gato Preto terá de se impor dentro de casa.

Marque no calendário
18/5 — Sobradinho x Portuguesa (Estádio Augustinho Lima, às 16h)
25/5 — Portuguesa x Sobradinho (Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador (RJ), às 15h)
 


Grupo A13: Brasiliense, Serra (ES), URT (MG) e Ituano (SP)
 
<i>(Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)</i>
 

Serra (ES)
A jornada do Jacaré rumo à Série C começa diante do capixaba Serra, no Serejão. Campeão do Espírito Santo em 2018, o clube surpreendeu no início do ano ao eliminar o Remo na primeira fase da Copa do Brasil. Na etapa seguinte, contudo, a equipe caiu diante do Vasco. Além disso, no estadual o Serra não conseguiu defender o título e foi eliminado nas quartas-de-final, para o Rio Branco.

Para disputar a quarta divisão nacional, o clube capixaba investiu pesado. Trouxe um novo técnico, Gian Rodrigues, que chegou à equipe prometendo o acesso à terceira divisão. “Me sinto honrado de estar aqui no comando dessa missão. Pode ter certeza que não só o Gian Rodrigues será a peça principal disso. Espero honrar esse compromisso e poder atingir esse objetivo”, afirmou, durante sua apresentação ao Serra.

O desafio, contudo, não será fácil. No Campeonato Capixaba, o Serra garantiu classificação à segunda fase nas últimas rodadas, com aproveitamento inferior a 50%. De 11 jogos no torneio, perdeu cinco, ganhou quatro e empatou um. Como consequência, não renovou o contrato de seis atletas e reformulou o elenco para a Série D com nove novos jogadores. O zagueiro Aislan, ex-São Paulo e Vasco, é a principal novidade.

Os novos reforços tiveram apenas uma oportunidade para mostrar serviço, em jogo-treino contra o GEL, em que o Serra venceu por 4x1. A falta de ritmo pode ser determinante para os duelos contra o Brasiliense, que segurou boa parte do elenco vice-campeão do Candangão deste ano.

Marque no calendário
4/5 — Brasiliense x Serra (Estádio Serejão, às 15h30)
9/6 — Serra x Brasiliense (Estádio Robertão, em Serra (ES), às 18h)

URT (MG)
Assim como o Serra, a URT conseguiu a façanha de eliminar um dos clubes mais tradicionais do país na Copa do Brasil deste ano. Na primeira fase do torneio, os mineiros bateram o Coritiba por 3x2. No entanto, diante do Bragantino (PA) na fase seguinte, a equipe acabou eliminada nos pênaltis.

Já no Campeonato Mineiro, a URT passou por turbulências. Segurou a lanterna do estadual por algumas rodadas e apenas no último jogo conseguiu se livrar do rebaixamento. Com a mesma pontuação de Guarani, permaneceu na elite por ter uma vitória a mais que o rival.

O fraco desempenho forçou o clube a se reestruturar para a Série D. O treinador Rodrigo Fonseca substituiu Ivo Roque, e a diretoria buscou 10 reforços em São Paulo e no Rio de Janeiro para dar uma nova cara à equipe. Dos atletas que jogaram o campeonato estadual, apenas 10 permaneceram para a disputa do torneio nacional. O mais experiente do elenco é o zagueiro Gladstone, que já jogou por Cruzeiro e Palmeiras.

O novo plantel não fez jogos de preparação para a quarta divisão, e pode encontrar dificuldades contra uma equipe mais entrosada como o Brasiliense. Diante da URT, o Jacaré tem ótimas chances de somar pontos, principalmente no Serejão, visto que, nesta temporada, a URT perdeu todos os cinco jogos que fez como visitante. 

Marque no calendário
13/5 — URT x Brasiliense (Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG), às 19h)
1/6 — Brasiliense x URT (Estádio Serejão, às 15h30)

Ituano (SP)
Favorito da chave, o Ituano espera repetir na competição nacional o bom desempenho do Campeonato Paulista. O rubro-negro ficou com a nona melhor campanha da competição, com 17 pontos conquistados (cinco vitórias, dois empates e sete derrotas), e terminou com o segundo melhor ataque (com 20 gols marcados, só ficou atrás do Santos, que fez 23). 

O destaque no Paulistão ficou por conta da sonora goleada de 5x1 no Santos durante a primeira fase. Além disso, a equipe revelou um dos craques do estadual deste ano: Martinelli, atacante de 17 anos, que foi escolhido para a seleção do torneio. Mesmo após a eliminação para o São Paulo nas quartas-de-final, quase todo o elenco do Ituano foi mantido para a disputa da Série D, como o volante Corrêa, ex-Palmeiras e Atlético-MG, capitão do time. “O Ituano já passou da hora de subir para a Série C. É o grande objetivo do clube. Precisamos subir neste patamar”, disse Corrêa, à assessoria de imprensa do Ituano.

Focado no acesso à terceira divisão, o time ainda apresentou quatro atletas. Em contrapartida, peças importantes deixaram a equipe paulista. Morato, artilheiro do time no Campeonato Paulista com seis gols, trocou o Ituano pelo RB Bragantino. No decorrer da disputa, o clube também pode ter de dizer adeus a Martinelli, que desperta interesse do futebol internacional.

Independentemente de quem entrar em campo, o Ituano será o principal adversário do Brasiliense na primeira fase. Para bater de frente com o rival, o Jacaré precisará da experiência dos medalhões do elenco e fazer valer o mando de campo para tirar pontos do time paulista, afinal, o clube candango está invicto no Serejão neste ano.

Marque no calendário
18/5 — Ituano x Brasiliense (Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), às 16h)
25/5 — Brasiliense x Ituano (Estádio Serejão, às 15h30)
 

 
*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Tags: série d futebol candango brasiliense sobradinho serra ituano caldense vitória portuguesa urt