Candangão

Gama vence Real e confirma primeiro lugar

Triunfo alviverde fecha primeira fase e define duelos das quartas de final, que começam nesta quarta-feira

postado em 08/08/2020 18:07 / atualizado em 08/08/2020 19:00

(Foto: Gabriel L. Mesquita/Ascom S.E Gama)
Centro e quarenta e dois dias depois da paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, a primeira fase do Candangão chegou ao fim neste sábado com a vitória do Gama por 2 x 0 sobre o Real Brasília, no Bezerrão. O jogo válido pela penúltima rodada estava pendente. Originalmente, deveria ter sido disputado em 15 de março. Um gol de Everton, aos 38 minutos do primeiro tempo; e outro de Michel Platini, aos 47 da etapa final, decretaram o placar final na primeira do confronto.

Com o resultado, o Gama confirmou o primeiro lugar na primeira fase com 31 pontos, três à frente do Brasiliense. Com isso os duelos das quartas de final estão definidos. Atual campeão, o Gama terá pela frente o oitavo colocado Sobradinho. Vice no ano passado, o Brasiliense enfrentará o Luziânia. O Real Brasília vai encarar o Capital e o Formosa medirá forças com o Taguatinga. Protagonistas da decisão do ano passado, os arquirrivais Gama e Brasiliense só podem se enfrentar na finalíssima nos próximos dias 18 e 25.

Mesmo com salário atrasado e até paralisação dos treinos durante a semana passada, o Gama teve fôlego para superar o Real Brasília. O adversário voltou antes ao batente e havia realizado amistosos fortes contra o Goiás e o Vila Nova. Em meio ao atraso pagamento da folha, o alviverde cancelou o único jogo que teria contra o Atlético-GO, em Goiânia.

Os jogadores do Gama aceitaram suspender a greve, voltar aos treinos e entrar em campo contra o Real Brasília depois de ouvir do presidente Weber Magalhães a promessa de que receberão ao menos um pagamento nesta segunda-feira. Com a ajuda de empresários, os jogadores ficaram concentrados no Setor Hoteleiro Sul antes do duelo que confirmou o primeiro lugar na fase classificatória do Candangão.

 

O Gama abriu o placar numa roubada de bola no meio de campo. Nunes recebeu e acionou Everton. Ele driblou dois marcadores na entrada da área e mandou para a rede. Nos acréscimos do segundo tempo, Michel Platini aproveitou  bobeada da defesa do Real Brasília na saída de bola e ampliou. A essa altura o Real jogava com um a menos. O zagueiro Márcio havia sido expulso na metade do segundo tempo. 

 

Autor do primeiro gol, o estreante Everton falou à asessoria de imprensa do Gama sobre o gol que abriu o placar no Bezerrão. "Feliz pela estreia com gol e vitória para a maior torcida de Brasília", comemorou. 

 

Um dos destaques do jogo, Malaquias comemorou a assistência para o gol de Platini, o segundo do Gama no triunfo deste sábado. "Venho trabalhando firme. Todos sabem o que eu venho passando com muitas lesões, mas agora estou tendo uma sequência e estou feliz por ter dado o passe para o Platini. O nosso time soube controlar o jogo", comemorou. 

 

O técnico Vilson Tadei comemorou a superação do time. "A equipe se portou muito bem, a nossa dificuldade era no aspecto físico, era a minha preocupação. No segundo tempo fizemos as substituições. Todos entraram muito bem e ffizeram um grande jogo", comemorou o treinador.



Quartas de final
Jogos de ida - 12/8
15h30 -  Sobradinho (8º) x (1º) Gama
Estádio: Augustinho Lima (Sobradinho)
10h30 - Taguatinga (5º) x (4º) Formosa
Estádio: Serejão (Taguatinga)
11h - Capital (6º) x (3º) Real Brasília
Estádio: Mané Garrincha (Brasília)
15h30 - Luziânia (7º) x (2º) Brasiliense
Estádio: Serra do Lago (Luziânia)