INDEFINIÇÃO

Secretária de Esporte do DF abre conversa com Federação sobre a volta do Candangão

Em reunião na manhã desta sexta (22/5), Celina Leão encontrou o presidente da FFDF

postado em 22/05/2020 12:38 / atualizado em 22/05/2020 14:39

(Foto: Reprodução / Instagram)
Um encontro da secretária de Esporte e Lazer Celina Leão com o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal Daniel Vasconcelos, na administração de Ceilândia, deu início ao diálogo e ao processo de alinhamento para a retomada dos treinos e dos jogos no Candangão. Paralisado desde 18 de março devido à pandemia do novo coronavírus, o campeonato local tem uma partida pendente na primeira fase – o duelo entre Gama e Real Brasília – antes do início da etapa eliminatória.  
 
"A reunião foi ótima. Eles apresentaram as demandas e vou levá-las ao governador. Querem voltar a treinar com segurança, precisam dos testes e vamos tentar ajudá-los. Falaram também sobre a dificuldade de obter laudos dos estádios. Eles querem mais proximidade do governo", disse ao Correio Braziliense. Os números atualizados do coronavírus no Df mostram: 5.161 casos confirmados com 77 mortes.
 
Uma das promessas de Celina Leão em entrevista ao blog Drible de Corpo no Correio Braziliense é o GDF ajudar financeiramente os clubes a comprar os testes para os jogadores para garantir segurança na volta dos atletas ao batente. “O fornecimento de testes para os jogadores faz parte de uma política pública de saúde. Vamos testar todas as equipes, ver se eles têm condição de voltar e reiniciar. As pessoas querem ver futebol, não importa se da poltrona de casa ou na arquibancada. O máximo, para ele, é ver o time do coração em campo”, comentou. 
 
Além dos testes, há outros entraves. Pelo menos três estádios estão servindo de pontos de apoio para atendimento aos pacientes do novo coronavírus: Mané Garrincha, Abadião e Bezerrão. Um outro problema recorrente no Candangão é a falta de laudos. Alguns jogos desta edição tiveram de ser disputados com portões fechados. Na última rodada, três foram transferidos pela Secretaria de Esportes do DF dos estádios para centros de treinamento horas antes de a bola rolar. 

Celina Leão também prometeu convencer o governador Ibaneis Rocha sobre o potencial dos principais times da capital. Gama (1999 a 2002) e Brasiliense (2005) participaram da primeira divisão do Candangão. O alviverde já conquistou a Série B (1998) e o Jacaré a C (2002) e a B (2004), além de ter sido vice-campeão da Copa do Brasil em 2002. 

“Para a gente ter um grande time no Distrito Federal, nós precisamos ter uma percepção de investimentos para que eles tenham possibilidade de voltar à Série A. Eu adoro quando as pessoas dizem para mim: ‘isso não tem jeito, não dá para resolver’. Isso significa uma oportunidade. O governador Ibaneis é muito sensível a todas as colocações. Muitas vezes concordamos, outras discordamos, mas há muito respeito sempre. Vamos mostrar a ele o potencial dos clubes de futebol da cidade”, afirmou. 

Clubes cariocas na capital

Na última terça-feira (19/5) o presidente Jair Bolsonaro recebeu os presidentes de Flamengo, Rodolfo Landim, e Vasco, Alexandre Campello, para um almoço. Em pauta, o retorno dos treinamentos dos clubes cariocas. O mandatário cruzmaltino negou tratativas de passar os treinamentos para Brasília. 

 

A secretária comentou a situação: “Eles (Flamengo e Vasco) querem treinar, mas os times da nossa cidade também. O positivo nisso tudo é que os  oito times classificados para a próxima fase do campeonato demonstraram interesse em voltar. Vamos conversar com o governador, com a Secretaria de Saúde e demais órgãos para retomarmos os treinos com segurança e aí quem sabe o futebol volte com portões fechados daqui a 45 dias”.
 
 

Tags: futebol candango retorno reuniao coronavirus candangao celina leao