PANDEMIA

Brasilense realiza testes da Covid-19 e prepara reapresentação do elenco

Jacaré tentará retornar aos treinos após testar atletas, comissão técina e funcionários

postado em 08/06/2020 11:38 / atualizado em 08/06/2020 14:08

(Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press
)
Com todos os atletas em Brasília, o Brasiliense faz os testes do Coronavírus para um possível retorno ainda no mês de junho. Em nota, o clube comunicou os procedimentos que serão tomados para uma volta segura aos treinos. Atletas, comissão técnica e funcionários serão testados. Apesar de não existir previsão de retorno do Candangão, o clube de Taguatinga se antecipa e pode retornar aos treinos ainda esta semana. 
 
“Após quase três meses de paralisação, devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19), as atividades do Brasiliense Futebol Clube estão perto de retornarem. Nesta terça-feirafeira (09/06), os jogadores, comissão técnica e demais funcionários do clube se reapresentam para a realização dos testes do covid-19.”, disse o clube no site oficial.

Em entrevista ao Correio, a presidente do clube, Luiza Estevão, citou a importância de voltar aos treinos e evitar lesões dos atletas. “Os treinos serão adaptados, seguindo os protocolos de segurança e de saúde apresentados pela CBF, departamento médico, e reuniões com a Federação. É importante que voltemos aos treinos, precisamos nos preparar para a volta do candangao e da série D (ambos sem data prevista) e evitar ao máximo lesões dos atletas”, disse a mandatária.
 
O Coronavírus ainda assusta a população da capital. Os casos de junho aumentaram 723% em relação ao mês de maio. Uma comparação entre a primeira semana dos dois meses mostra um aumento de casos de 831 para 6.843 infecções. Brasília soma 16 mil casos confirmados e 214 mortes. Com o aumento exponencial, o GDF reforçou as medidas restritivas por 72h em Ceilândia, no Sol Nascente e na Estrutural. Uma grande operação está sendo feita nesta segunda-feira (8/6) para fiscalizar o cumprimento do novo decreto na Ceilândia.  

Protocolos de segurança  

Na última quarta-feira, o Capital CF divulgou um protocolo com etapas para uma volta segura do futebol. O Brasiliense apoiou a ideia e também confecciona suas diretrizes de retorno. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) recomendou a paralisação de eventos esportivos em 11/5 e a ecretaria de Esporte e Lazer do DF acatou a decisão. Eventos ficariam paralisados enquanto não houvessem protocolos para a proteção individual e coletiva, mesmo nos casos com portões fechados.

Apesar da movimentação dos clubes para a produção dos documentos, o Candangão ainda não tem data para um retorno. O presidente da Federação de Futebol do DF (FFDF), Daniel Vasconvelos, criticou a pressa dos clubes em um possível ideal de retorno do campeonato local.

O Jacaré fará a testagem em massa dos atletas e comissão técnica antes de um reencontro. Os treinamentos, quando começarem, serão em pequenos grupos e adaptados para esta nova realidade.

“A reapresentação é para realizar os testes da covid-19. Todos os jogadores, diretoria e comissão que testarem negativo vão voltar aos treinos. Caso algum funcionário teste positivo, não irá reapresentar na data prevista, e iremos disponibilizar toda a assistência necessária para cuidar de sua saúde até que possa voltar a treinar e não apresentar risco de contaminação”, disse a presidente do clube de Taguatinga.

Tags: brasiliense treinos volta brasilia taguatinga pandemia coronavírus