CANDAGÃO

Governo do DF oficializa força-tarefa para regularização imediata de 11 estádios

Decreto oficial cita quatro órgãos públicos para darem uma resposta em 20 dias sobre os laudos

postado em 17/06/2020 13:37

(Foto: Divulgação / Gama)
Como antecipado pelo Correio Braziliense, após uma reunião na Casa Civil, um grupo foi montado com a responsabilidade de acelerar a liberação de laudos e alvarás dos estádios da capital. A volta do Campeonato local está cada dia mais próxima. Com data prevista para 18 de julho e protocolo de segurança dos clubes divulgado, a força-tarefa deve agilizar os laudos e validar a retomada do torneio.

Nesta quarta (17/6), em edição extra do diário oficial, através do decreto 40.891: ''Fica criada a Força-Tarefa para realização de fiscalização e vistorias nos estádios esportivos''. Estão envolvidos quatro órgãos para a validação dos laudos: 
I – Secretaria de Estado de Esporte e Lazer;
II – Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal;
III – Diretoria de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde;
IV – Policia Militar do Distrito Federal.

A dificuldade, a lentidão e a burocracia e até um desinteresse dos órgãos de segurança para a confecção dos laudos quando as partidas dizem respeito aos times da cidade — e da celeridade para partidas e competições que envolvem equipes de fora na capital do país. 

Na última rodada do Candangão antes da pandemia, em 18 de março, três jogos da  foram disputadas nos CT`s do Brasiliense, Gama e Real Brasília. Os clubes foram informados que pela falta de documentação legal, os jogos seriam disputados fora dos estádios. 

Como mostrou o Correio Braziliense (1/6), a secretária de Esporte Celina Leão disse em entrevista ao programa CB.Poder que a comunicação interna do GDF, nas questões burocráticas, para obtenção do laudo não eram as ideais.  

Os estádios do DF são pequenos e sem muita burocracia. As vistorias costumam durar 30 minutos. Apenas o Mané Garrincha demanda um dia inteiro de verificação. A partir disso, são emitidos cinco laudos. 

A criação do grupo de trabalho é levar os representantes aos estádios para que apontem os problemas. Se nada for identificado, a autorização para a realização de partidas será renovado automaticamente por um ano. Atualmente, a documentação das arenas está vencida. 

 "O laudo é uma coisa e o alvará é outra, o local tem que estar liberado para receber o evento. É uma luta para ter um jogo. Tem que pegar documentação do time, dar entrada na Secretaria de Esportes, na Secretaria de Segurança, na Administração... Então tem o laudo e o alvará de funcionamento para aquele evento. É uma luta", diz Márcio Coutinho,  diretor de competições da FFDF. 
 
Os estádios listados no decreto são:

- Bezerrão (Gama)
- Serejão (Taguatinga)
- Augustinho Lima (Sobradinho) 
- Abadião (Ceilândia) 
- Rorizão (Samambaia) 
- JK (Paranoá) 
- Chapadinha (Brazlândia)  
- Metropolitana (Nucleo Bandeirante)
- Ninho do Carcará (Cruzeiro) 
- Adonir Guimarães (Planaltina/DF) 
- Cave (Guará) 

Tags: volta retorno estadios laudos candangao ``forca-tarefa``