PANDEMIA

Federação de Futebol do DF divulga protocolo de segurança para os clubes

Uma comissão produziu o documento de 13 páginas que foi encaminhado para a Secretaria de Esportes

postado em 11/06/2020 16:06

(Foto: Reprodução / Instagram)
Um possível retorno do Candangão já tem data: 18 de julho. O primeiro passo foi dado. A produção de uma cartilha de cuidados para evitar uma disseminação da covid. O documento, divulgado na quarta-feira (10/06), foi encaminhado á Secretaria de Esporte do DF para análise. 

Como divulgado, em primeira mão, pelo site dfsports+, o documento de 13 páginas foi analisado e inspecionado por uma comissão interina de saúde da FFDF que contou com médicos dos clubes e infectologistas. Baseado em produções da CBF, da Fereção Paulista e do Goiás (um dos clubes a retornar aos treinamentos), o documento de 13 páginas foi inspecionado por uma turma especializada. 

A expectativa dos membros da FFDF e dos times é uma aprovação e apoio total da secretária Celina Leão. A Secretaria será, provavelmnete, a responsável por ceder os testes do coronavírus aos clubes, apesar de não estar exposto no documento.  

Os principais pontos, já divulgados, são as testagens em massa de todos os funcionários dos clubes, controle diário de temperatura, distanciamento social, limepza constante dos ambientes comuns e lavagem constante das mãos. Cada atleta será responsável pelo seu transporte e material individual.

As datas, previstas, foram acordada pelos oito clubes interessados. 18 de julho seria disputado o último jogo da primeira fase entre Gama e Real Brasília. E então, em 22 de julho, comecaria a fase mata mata do torneio. Com uma possível final em 8 de agosto. 

Sem treinamentos e jogos desde 18 de março, os clubes precisam, em tese, de 15 dias de preparação para retomar a forma física dos atletas. Os treinamentos, ainda sem data, devem retornar na última semana de junho e início de julho. Mas o Brasiliense já saiu na frente e testou todos os jogadores e funcionários na última semana

Apesar da alta expectativa pela volta do futebol candango, os casos do cornavírus seguem crescendo na capital. Apenas nesta quinta-feira (11/6) foram contabilizados 10 óbitos em decorrência da doença. Totalizando 242 mortes e 19,474 infectados. 
 
Confira parte das exigências do protocolo: 



Tags: treinos protocolo pandemia coronavirus candangao