RETORNO

Após clubes treinarem sem autorização, GDF libera as atividades nos CT's

Durante vistoria do MPDFT aos centros de treinamento, Brasiliense e Capital foram flagrados

postado em 26/06/2020 21:35 / atualizado em 26/06/2020 22:42

(Foto: MPDFT)
No início da tarde desta sexta-feira (26/6), o Ministério Público do Distrito Federal divulgou o relatório sobre as visitas aos centro de treinamentos. Durante a inspeção, dois clubes foram flagrados treinando antes da liberação. Brasiliense e Capital, que já se adiantaram com os protocolos, realizaram atividades em campo já nesta semana. Quando as atividades esportivas ainda estavam proibidas. 

No início da noite de hoje (26/6), mesmo dia da divulgação do relatório do MPDFT, foi publicada a autorização do governo para a retomada dos treinamentos. O governador Ibaneis Rocha publicou um decreto liberando o retorno. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial. Como previsto em protocolo feito pela Federação, os times terão que seguir medidas de segurança. Entre elas: a testagem semanal de todos os funcionários antes de, realmente, entrar em campo. 

Outros pontos importantes no decreto são: a necessidade de um distanciamento de dois metros entre os profissionais envolvidos no dia a dia dos clubes; uso obrigatório de máscaras, com exceção dos jogadores; profissionais com mais de 60 anos ou portadores de deficiência não devem comparecer aos Centro de Treinamentos; 

Vale lembrar que dois técnicos do Candangão estão no grupo de risco da covid-19.
 Vilson Taddei (Gama), 66, e Sebastião Rocha (Luziânia), 65, estão na faixa etária dos profissionais que "não poderão" estar no dia a dia dos seus clubes. 

Com a expectativa de retorno para o prócimo dia 18, os clubes da capital devem retomar os treinamentos no início de julho. Uma rotina rigorosa e com muitos cuidados deve tomar conta dos CT's. 

Itens de higiente pessoal também deverão estar em áreas comuns. Assim como em supermacados e shoppings, os funcionários deverão ter a temperatura corporal aferia na entrada. Fica a cargo do clube, em caso de suspeita ou confirmação da doença, isolar o funcionário por 14 dias e produzir um relatório com os casos.


Treinos irregulares

Sobre as fotos feitas pelo MPDFT, Brasiliense e Capital foram notificados. O órgão encaminhou ofício às diretorias e à FFDF. Documentou para a Secretaria de Esporte e ao DF Legal, órgão responsável pela fiscalização do decreto de isolamento.

Em entrevista ao Globoesporte.com, Eduardo Sabo, procurador de Justiça e coordenador da Força-tarefa Covid-19 do MPDFT destacou o descumprimento:"Trata-se de um flagrante não só à recomendação do MP, mas ao próprio decreto do governo local. Não temos dúvidas de que as sanções devem ser impostas para que haja a efetiva proteção de atletas, profissionais da saúde e da população do DF".

Confira o decreto na íntegra: 



Tags: treinos retorno df decreto clubes mpdft candangao