• (15) Comentários
  • Votação:

Ensaio para abertura da Copa das Confederações termina em tumulto no Mané Garrincha

Fred Bottrel

Publicação:

13/06/2013 18:41

 

Atualização:

14/06/2013 09:51

O último ensaio da cerimônia de abertura da Copa das Confederações, realizado na tarde desta quinta-feira (13/6), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, terminou em tumulto. Aparentemente, um problema de logística deixou os voluntários, que ensaiariam entre 8h e 17h, sem almoço - parte do grupo não recebeu sequer o lanche prometido, já dentro do Estádio. Com isso, algumas pessoas passaram mal. Não há estatística oficial, mas socorristas informaram que chegaram a atender 15 pessoas.
_________________
Análise da notícia
A beleza do trabalho artístico criado pela equipe do renomado carnavalesco Paulo Barros não pode ser prejudicada pelos problemas de logística na última hora. A organização até aqui tinha se mostrado eficaz em gerenciar 3 mil pessoas com seleção, triagens, ensaios, marcações técnicas e provas de figurinos. Depois de mais de um mês de trabalho, os voluntários merecem ser tratados com respeito - e devolvê-lo à organização em forma de uma bela festa, como o evento merece. Que sejam feitos os ajustes para que, no sábado, tudo esteja à altura da mensagem de alegria que a apresentação deseja passar. (FB)
_________________

Voluntários disseram que profissionais de saúde teriam se recusado a prestar atendimento dizendo que só poderiam ser acionados por membros da Fifa. Foi a primeira vez que os quase 3 mil voluntários do elenco pisaram no gramado do palco da festa prevista para o próximo sábado, antes da partida entre Brasil e Japão, que abre o campeonato esportivo.

Carlos Moura/CB/D.A Press
O lanche habitual (com sanduíche, fruta e bombom) foi distribuído para fazer as vezes do almoço, já próximo às 14h, mesmo no ensaio geral, com duração prevista entre 8h e 17h


A reportagem do Correio presenciou a confusão. No início da manhã, a produção disponibilizou lanche, e houve também a distribuição de barras de cereais ao longo do dia. A situação gerou revolta em grupo de voluntários. No início da tarde, alguns invadiram o gramado, impedindo a conclusão dos trabalhos - dois ensaios eram previstos e o elenco só conseguiu efetivar o primeiro.

Não havia informações precisas sobre o almoço ou lanche reforçado e representante de parte do grupo dos voluntários fez três reivindicações: almoço para todos, mais eficiência no trabalho dos socorristas e ingressos para a partida - embora o contrato firmado no inicio dos ensaios desobrigasse a organização desse item.

Na página do Facebook mantida por voluntários, as opiniões se dividem - muitos manifestam vergonha com o desfecho do ensaio. "Atenção, voluntários: vamos mostrar para todo mundo que mesmo insatisfeitos com o que aconteceu no ensaio de hoje, somos os melhores e vamos dar um show em campo", diz uma mensagem.

Resposta da organização
Procurado pela reportagem, o Comitê Organizador Local (COL) informou que vai oferecer café da manhã reforçado e almoço no dia do jogo, além de de disponibilizar telões no local para que todos possam assistir a partida. Leia a íntegra da nota:

Na preparação para a cerimônia de abertura da Copa das Confederações da Fifa foram realizadas mais de cem horas de ensaio, sempre com o apoio devido aos voluntários. Nesta quinta-feira (13/6), no ensaio geral realizado no Estádio Nacional, foram fornecidos três lanches aos quase 3 mil performers e membros da equipe de suporte.

Os socorristas prestaram atendimentos durante todo o dia aos voluntários que tiveram qualquer tipo de problema de saúde. Já os ingressos não fazem parte das obrigações estabelecidas e foi entregue um abaixo-assinado com sete assinaturas em um universo de 3 mil participantes.

O COL vai organizar uma confraternização no Ginásio Claudio Coutinho para os voluntários e colocará telões no local para que todos possam assistir ao jogo Brasil x Japão, além de oferecer café da manhã reforçado e almoço no dia do jogo.

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(15) comentário(s)

Autor:

Jonathan Fumupamba


tenho as imagens de protestos dos voluntarios para a apresentaçao d aberturada copa das confederaçoes em Brasilia nesse sabado !!!!!!
Autor:

Angelita Guedes


Lamentável o que aconteceu no último ensaio de abertura da Copa. Depois de mais de um mês de ensaio, a organização deveria ter tido mais respeito com os voluntários e eu acredito que sem eles esta festa não aconteceria. Voluntários que se dedicaram e abraçaram a proposta da organização. Falo isto,´po
Autor:

junior freitas


Eu estava lá. Muita gente desmaiando. Descaso geral com quem se doou e perdeu o dia de trabalho para ensaiar. Mas para mim o pior foi chegar lá às 8h para começar a ensaiar às 14h. Me senti um verdadeiro otário.
Autor:

Ricardo Araujo


Fala sério. Voluntário pra ficar sem almoço e nem um ingressinho pra ver o jogo ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Autor:

rodrigo sobrinho jaccoud


A festa não está comprometida. O show vai acontecer!
Autor:

rodrigo sobrinho jaccoud


A festa não está comprometida. O Show vai acontecer!
Autor:

rodrigo sobrinho jaccoud


A festa não está comprometida. o show vai acontecer!
Autor:

Wellington Santos


Este é o retrato do Brasil! Vida não tem valor e ainda se metem a tentar realizar eventos internacionais, mas possuem pensamentos e atitudes de país de quarto mundo. Parabéns aos corajosos voluntários, pois nem pago entraria numa fria dessas. Eita país atrasado. Aff.
Autor:

Meisson Daga


Olá, sou voluntário, assinei o abaixo-assinado, e não tinha apenas 7 assinaturas. Tinham muitas! Muitas mesmo! Várias folhas, isso que pelo que vi só tinha passado por um segmento duplo, faltavam dois ainda! Portanto informação não procede!! CENSURADO a questão deste abaixo-assinado
Autor:

Uindson Sousa


Trouxas...a FIFA vem, leva nosso dinheiro. O governo desvia bilhões de obras superfaturadas e vcs ficam aí assistindo às partidas sentados em caixotes do lado de fora do estádio. Pão e Circo para nós brasileiros.
Autor:

roni wisley


Tadinha da FIFA ,tão pobrinha . Que vergonha fifa, QUE VERGONHA .
Autor:

max hammerschmidt


Vai chorar na cama que é lugar quente! Dona FIFA não está nem aí pra vc.
Autor:

João Carlos Pedreira


É uma tremenda falta de respeito c/ os voluntários. A FIFA ganhou milhões de reais, mas distribui lanchinhos de almoço e não dá condições dignas às pessoas.
Autor:

Sergino Souza Barbosa


Antes; Voluntários. Agora: Vai otários.
Autor:

roni wisley


Eu estava lá e foi uma vergonha , 10 horas de fome . Muito triste .

Últimas notícias

+